Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Andressinha: conheça a substituta de Formiga na decisão do Mundial

A seleção brasileira entra em campo nesta terça-feira (18) para decisão contra Itália com uma menina experiente no lugar da veterana Formiga

Futebol|Carla Canteras, do R7

Andressinha treina em Lille para jogo contra a Itália
Andressinha treina em Lille para jogo contra a Itália Andressinha treina em Lille para jogo contra a Itália

Jogar uma partida decisiva em Copa do Mundo está entre as coisas mais importantes e difíceis na carreira de um atleta. No caso de Andressinha, a missão fica ainda mais complicada nesta terça-feira (18), contra a Itália. Ela irá substituir a craque Formiga, que está suspensa por dois cartões amarelos.

Leia também

"É difícil substituir Formiga. Ela tem uma leitura de jogo que poucas no mundo têm. Sabe o momento de antecipar, afastar, empurrar a equipe na marcação", explicou o treinador Vadão.

Andressinha tem só 24 anos, o que não significa que não tenha experiência. A Copa do Mundo da França é o segundo Mundial essa gaúcha, da cidade de Roque Gonzales, disputa. No Canadá, em 2015, a volante foi titular nos três jogos da primeira fase da competição.

Um dos jogos foi inesquecível. Andressinha foi escolhida a melhor em campo contra a Costa Rica, após dar assistência para o único gol do jogo. "Fui escolhida a melhor jogadora da partida, levei o quadro pra casa, tenho guardado até hoje e foi um jogo que a gente venceu, eu dei o passe pro gol da Raquel. Eu estava com 20 anos, era a mais nova do grupo, e ser escolhida a melhor jogadora em uma partida foi superimportante pra mim", afirmou a jogadora em entrevista para o site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Publicidade

Como começou?

Andressinha e seu Elizeu, o pai e incentivador da volante
Andressinha e seu Elizeu, o pai e incentivador da volante Andressinha e seu Elizeu, o pai e incentivador da volante

A história de Andressa é parecida com a de muitas brasileiras que estão nos campos brasileiros. Ainda criança gostava de futebol e tinha de brincar com os meninos. No começo, garantiu seu lugar nas peladas sendo a dona da bola.

Publicidade

Seu Elizeu, o pai, logo percebeu que a filha era boa e aos 8 anos a colocou em um time de futsal masculino na cidade. Depois de um tempo, ele criou um time feminino. Andressinha foi tão bem que aos 14 anos foi morar em Santa Catarina para o jogar no Kindermann.

Em 10 anos a vida mudou muito. Atualmente é jogadora do Portland Thorns FC, dos Estados Unidos. Está emprestada para o Iranduba (Amazonas) e disputa o Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Classificação Brasil

Um empate garante a seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo, já que se classificam os dois primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados.

Outra boa notícia para o Brasil é Marta. Ela foi confirmada pelo técnico Vadão. Não está garantida nos 90 minutos, mas é peça-chave no time do Brasil.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Tailândia faz 1º gol de sua história em Mundial feminino e emociona

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.