Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Alemanha, Suíça e Bélgica vencem e garantem presença na Copa do Mundo-2014

Futebol|Do R7

  • Google News

Alemanha, Bélgica e Suíça venceram nesta sexta-feira, pela penúltima rodada das eliminatórias europeias, e garantiram as classificações para a Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Com apenas uma rodada a disputar nestas eliminatórias, na próxima terça-feira, as três seleções se juntaram a Holanda e Itália, primeiras equipes europeias a garantir presença no Brasil no ano que vem.


A Alemanha carimbou o passaporte com uma vitória contundente de 3-0 sobre a Irlanda em Colônia, garantindo o primeiro lugar do Grupo C.

Para a 'Mannschaft', agora inalcançável com 25 pontos (5 a mais que a Suécia), marcaram Sami Khedira, aos 12 minutos de jogo, Andre Schurrle, aos 13 minutos do segundo tempo, e Mesut Ozil, nos acréscimos da partida.


Khedira, do Real Madrid, abriu o placar logo no início do jogo, após receber bom passe de Philipp Lahm e chutar de fora da área. O volante ainda contou com um desvio na zaga, que acabou enganando o goleiro irlandês David Forde.

A Alemanha teve mais oportunidades de marcar o jogo todo, e controlou a partida com muita movimentação e toque de bola, mas só ampliou o placar aos 13 minutos do segundo tempo, quando Tony Kroos encontrou Schurrle sozinho dentro da área irlandesa com um lindo toque por cima da zaga. O atacante do Chelsea teve tempo de dominar e chutar colocado, fazendo 2-0.


Nos acréscimos da partida, o meia do Arsenal Mesut Ozil aproveitou um rápido contra-ataque alemão para fazer o terceiro gol da equipe, um presente para os cerca de 45.000 torcedores que puderam, após o apito final, comemorar a passagem carimbada da seleção do país para o Brasil no ano que vem.

"Foi uma ótima classificação, a equipe cumpriu seu dever. Ainda temos coisas a fazer, como por exemplo melhorar a defesa, mesmo que nesta noite a gente não tenha levado gol", declarou o treinador alemão, Joachim Low à emissora ARD.


Pelo futebol apresentado nesta sexta-feira, mas, principalmente, durante toda estas eliminatórias, a Alemanha se credencia como uma das fortes candidatas ao título da Copa do ano que vem, quando a "Mannschaft" tentará conquistar o 4ª campeonato mundial da história.

Quem também carimbou o passaporte para o Brasil em 2014 foi a boa seleção suíça, que venceu a Albânia por 2-1 fora de casa.

Os suíços, que lideram o Grupo E com 21 pontos, cinco a mais que a segunda colocada Islândia, disputarão em 2014 a 10ª Copa do Munda da história.

Além do adversário, a Suíça teve que jogar contra o péssimo campo do velho estádio de Tirana, onde a seleção albanesa manda seus jogos.

Com isso, a equipe do técnico alemão Ottmar Hitzfeld teve que esperar até o segundo minuto da etapa final para abrir o placar com a estrela da equipe, o atacante Xherdan Shaqiri.

Em seguida, Michael Lang, convocado pela primeira vez para defender a seleção, ampliou o marcador aos 33 minutos.

Os suíços acabaram levando um gol inesperado a um minuto do fim do jogo, algo que não costuma acontecer com os helvéticos, que tem o hábito de montar equipes de grande força defensiva e poder de marcação.

Com a vitória, a Suíça se mantém invicta nas últimas 13 partidas, inclusive com uma vitória sobre o Brasil por 1-0 em amistoso disputado em agosto, logo após a conquista brasileira da Copa das Confederações.

Já a Bélgica se classificou para disputar a Copa do Mundo de 2014 após vencer nesta sexta-feira a Croácia por 2-1, com dois gols do atacante Romelu Lukaku.

Os 'Diabos Vermelhos' decidiram o jogo no primeiro tempo, aproveitando a grande atuação do atacante do Everton (emprestado pelo Chelsea), que marcou aos 15 e 38 minutos de jogos. Niko Kranjcar descontou para os croatas a 7 minutos do fim do encontro.

"É um prazer jogar com estes jogadores. Mostramos mais uma vez que somos muito fortes. Ganhar na Croácia é um êxito", declarou após a partida o atacante Eden Hazard, uma das estrelas belgas.

A partida era decisiva para resolver a situação do Grupo A das eliminatórias europeias para a Copa, já que a Croácia, que estava a cinco pontos da Bélgica antes da partida, precisava vencer para continuar tendo chances de classificação direta na última rodada, que será disputada na terça-feira.

A seleção belga, que não joga um Mundial desde 2002, quando foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final por 2-0, chegará à Copa com uma equipe jovem, muito talentosa e no papel de franca atiradora e possível cabeça de chave, já que é a sexta colocada do ranking de seleções da Fifa.

A entidade que rege o futebol mundial anunciou no começo deste mês que as oito seleções com melhor ranking ao fim das eliminatórias serão as cabeças de chaves da competição.

Já a Croácia ainda tem que tentar ficar entre as oito melhores segundas colocadas das eliminatórias para poder disputar a repescagem, que vai decidir os últimos quatro participantes europeus no Mundial.

mcd/am/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.