Além de Oscar, relembre sete jogadores que sofreram problemas cardíacos
Meia do São Paulo apresentou alterações cardiológicas e estuda junto ao clube se deve deixar os gramados
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O meia Oscar, do São Paulo, apresentou alterações cardíacas e chegou a desmaiar após passar por exames de rotina realizados no CT do clube, na última terça-feira (11). O jogador se assustou muito com o caso e tem cogitado adiantar a aposentadoria dos gramados para este final de 2025.
Assim como Oscar, outros jogadores também sofreram com questões cardíacas e, na maioria dos casos, tiveram que encerrar a carreira de forma precoce. Contudo, alguns nomes tiveram uma história de reviravolta. Relembre outros sete casos de atletas enfrentaram uma situação similar a do meia tricolor.
Washington jogou por mais nove anos após questão cardíaca
O atacante ganhou o apelido de “Coração Valente” após descobrir um problema cardíaco, aos 27 anos, quando atuava pelo Fernerbahçe, da Turquia, no fim de 2002. Washington passou por tratamento, cateterismo e angioplastia, e voltou a atuar um ano depois, no Athletico Paranaense. Ele passou por mais cinco clubes antes de se aposentar em 2011 pelo Fluminense, ano no qual participou da conquista do Brasileirão.
Everton Costa precisou se aposentar aos 29 anos
O atacante, que teve passagens por Santos, Vasco, Grêmio e Internacional, sofreu uma arritmia cardíaca durante uma partida do Cruz-Maltino na Copa do Brasil de 2014 diante do Resende. Everton precisou implantar um desfibrilador, mas não conseguiu retornar aos gramados e se aposentou aos 29 anos.
Adilson também precisou se aposentar cedo
Assim como Everton Costa, Adilson, volante do Atlético-MG, precisou se aposentar dos gramados após o diagnóstico de cardiomiopatia hipertrófica, doença genética que dificulta o bombeamento de sangue para o corpo e pode causar, em alguns casos, a obstrução no fluxo sanguíneo. Na época, o atleta tinha 32 anos e fazia exames de rotina durante a pausa da Copa América de 2019.
Iker Casillas sofreu infarto
O goleiro, ídolo no Real Madrid, estava prestes a completar 38 anos quando sofreu um infarto durante um treino, em 2019. Casillas atuava pelo Porto na época, precisou ser internado e passou por cateterismo cardíaco. O espanhol nunca mais atuou no futebol de forma profissional e se aposentou em 2020.
Christian Eriksen voltou a atuar após susto na Eurocopa
Um dos casos mais famosos de jogadores que voltaram a atuar após sofrerem problemas cardíacos é do meia Eriksen. Durante a Eurocopa de 2021, o jogador sofreu uma parada cardíaca na partida entre Dinamarca e Finlândia e assustou o mundo do futebol. O atleta passou por cirurgia para implante de um cardiodesfibrilador interno.
Recuperado, o meia voltou a jogar futebol e se transferiu para o Brentford, da Inglaterra, pois a Itália, país em que atuava pela Inter de Milão, proibi atletas de competirem de forma profissional se tiverem um desfibrilador cardíaco implantado. Eriksen joga atualmente pelo Wolfsburg.
Sergio Agüero sofreu arritmia durante jogo
Aguero tinha se transferido para o Barcelona quando teve um desconforto no peito em jogo contra o Alavés pela La Liga, no fim de 2021. O atacante precisou de atendimento emergencial por conta de uma arritmia e precisou ser internado. Ele anunciou a aposentaria aos 33 anos.
Lucas Leiva também precisou se aposentar
Em caso similar ao de Oscar, o volante Lucas Leiva, que, na época, estava no Grêmio, apresentou alterações no ritmo cardíaco durante exames de rotina no final de 2022. Aos 36 anos, o jogador foi diagnosticado com uma fibrose cicatricial no miocárdio, o que impedia que ele atuasse em atividades de alto rendimento e o levou a se aposentar em 2023.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
