Alberto Valentim tem desempenho de campeão brasileiro no Palmeiras
Efetivo conta com 64,4% de aproveitamento no acumulado de suas passagens
Futebol|André Avelar, do R7

O Palmeiras poderia chegar para o clássico de domingo (5) contra o Corinthians, no Itaquerão, na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro. O tropeço em casa frustrou as pretensões da equipe, mas não fez o técnico Alberto Valentim perder o aproveitamento de campeão antes da 32ª rodada da competição.
Como interino e agora efetivo, Valentim já dirigiu o Palmeiras em cinco momentos. Ao todo foram 15 jogos, com nove vitórias, dois empates e quatro derrotas desde janeiro de 2014 quando chegou ao clube – inicialmente, ficou até dezembro de 2016 e voltou após o término do Campeonato Paulista deste ano. Valentim havia deixado o clube para treinar o Red Bull Brasil.
Os números totais dão ao jovem treinador 64,4% de aproveitamento. Diante de tamanha queda, o rival Corinthians chegou a 63,4% de aproveitamento nas 31 rodadas completas do Brasileirão até aqui: são 17 vitórias (14 no primeiro turno), oito empates e seis derrotas.
O Campeonato Brasileiro é uma máquina de demitir técnicos. Ao término da 31ª rodada, com a demissão de Levir Culpi no Santos, a competição alcançou a incrível marca de 23 trocas de treinadores. Pior do que isso, apenas seis profissionais continuam imun...
O Campeonato Brasileiro é uma máquina de demitir técnicos. Ao término da 31ª rodada, com a demissão de Levir Culpi no Santos, a competição alcançou a incrível marca de 23 trocas de treinadores. Pior do que isso, apenas seis profissionais continuam imunes ao terrível moedor da competição nacional. Fábio Carille (Corinthians), Renato Gaúcho (Grêmio), Mano Menezes (Cruzeiro), Jair Ventura (Botafogo), Abel Braga (Fluminense) e Claudinei Oliveira (Avaí) são os únicos sobreviventes do Brasileirão EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
Valentim assumiu o Palmeiras pela primeira vez depois da saída de Gilson Kleina, em maio de 2014, quando conquistou quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Quatro meses depois, foi chamado para substituir Ricardo Gareca e sofreu apenas um revés.
Em junho do ano seguinte, Valentim voltou a apagar o incêndio após a demissão de Oswaldo de Oliveira e conseguiu os três pontos. Mesmo desempenho quando foi o interino depois de Marcelo Oliveira, em março de 2016. O treinador também esteve presente no lugar do suspenso Cuca em uma partida no Brasileirão do ano passado e saiu com a derrota.
Desde que foi efetivado no cargo (pelo menos até o fim deste ano), o ex-lateral-direito estava com 100% de aproveitamento até o empate contra o Cruzeiro em pleno Allianz Parque. Além do 2 a 2, foram três empates na campanha que levou o time a vice-liderança do Brasileirão.
Os números ao longo da trajetória no Verdão são de campeão mas, mesmo assim, a diretoria não se apressa em bancar o treinador para o próximo ano. O presidente Mauricio Galiote se limitou a dizer que “até qualquer outra informação que eu passe aos senhores [jornalistas], o técnico do Palmeiras é o Alberto Valentim.”
EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
.