Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

16 jogadores de futebol caem no doping; lista completa tem 46 nomes

Atletas estão suspensos provisoriamente por 30 dias de competições oficiais

Futebol|Do R7*

Renato Silva passou pelo Botafogo em 2008
Renato Silva passou pelo Botafogo em 2008

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) divulgou os 46 nomes de atletas flagrados no exame antidoping. Entre eles, 16 jogadores de futebol aparecem na lista, casos de Renato Silva, ex-São Paulo e que jogou também nos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, e Eliandro, atacante do Guarani. Esportistas da canoagem, automobolismo, atletismo, basquete, atletismo, ciclismo, handebol, judô, levantamento de peso paralímpico, luta de braço, remo e tiro com arco completam a relação.

Veja aqui a lista completa

A ABCD alegou que não divulgaria os nomes dos 46 atletas pegos no doping, mas publicou, nesta semana, a lista completa em seu site oficial. A presença de substâncias proibidas nos exames dos esportistas os suspende provisoriamente por 30 dias das competições oficiais. Nomes como os da fundista Simone Alves da Silva, do piloto Giulio Borlenghi e do jogador de basquete Erick Camilo, do Macaé, estão presentes na publicação. 

Leia também

Renato Silva teve passagens pelos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. Ele deixou o Vasco em 2013 e defendia o Boavista até abril deste ano. O zagueiro também ficou marcado por vestir as camisas de Flamengo e Botafogo, mas não teve o mesmo destaque no Fluminense. Essa foi a segunda vez que o defensor foi pego no doping por substâncias estimulantes presentes em suplementos alimentares — havia acontecido em 2007, por uso de THC. A reincidência pode levar ao fim a carreira do jogador de 34 anos. 


Caso delicado também acontece com a fundista Simone. Essa é a terceira vez que a recordista sul-americana dos 5.000 metros (15min18s85) é pega no doping. A corredora havia sido flagrada em 2009 por consumir oxilofrina (sustância estimulante para tratar estado de hipotensão) e levou 90 dias de suspensão. Em 2011, caiu no exame do Troféu Brasil de Atletismo e teve suas marcas desconsideradas por uso da substância proibida Eritropoetina Recombinante (EPO). Desta vez, ficou cinco anos afastada do esporte e foi impedida de participar do Pan-Americano de Guadalajara 2011.

Os atletas agora precisam aguardar o julgamento TJDAD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) para saber suas punições. Eles serão individualmente responsabilizados e as instituições não correm riscos de sanções. 


EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

*Pedro Rubens Santos, estagiário do R7

.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.