O atacante da seleção brasileira Fred afirmou que considera "muito severa" a punição da Fifa ao uruguaio Luis Suárez e se mostrou confiante na evolução do Brasil antes do confronto das oitavas de final contra o Chile, nesta quinta-feira em uma coletiva de imprensa em Teresópolis.
Fred não achou justa a punição imposta a Suárez, que foi suspenso pela Fifa de nove partidas oficiais da seleção uruguaia e impedido de exercer qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses, por causa da mordida dada no zagueiro italiano Chiellini.
"Não tenho como negar que ele (Suárez) cometeu um erro, mas eu, como jogador, como ser humano, entendo que as emoções estão à flor da pele dentro de campo. Eu vejo essa punição como muito severa. A maioria achou que foi justa, mas para mim, não. É uma punição que pode acabar com a vida do atleta. Acho que ele tem que ser punido, mas acho que foi muito severo e gostaria de ainda vê-lo em campo nesta Copa", argumentou o atacante, que se prepara junto com a seleção para encarar o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, neste sábado no Mineirão de Belo Horizonte.
A seleção treinou na Granja Comary nesta quinta-feira e o técnico Luiz Felipe Scolari escalou na equipe titular o volante Fernandinho no lugar de Paulinho, muito criticado pelas fracas atuações no Mundial até agora. Fred explicou o que muda na seleção com a entrada do jogador do Manchester City.
"Os dois são jogadores de muita qualidade e têm mais ou menos as mesmas características, de chegar bem ao ataque. Então, nosso sistema ofensivo não vai mudar muita coisa. Fernandinho é um jogador de muita força, muito rápido. O Paulinho chega mais na área sem a bola, e o Fernandinho gosta de chegar com a bola no pé, esta é a diferença entre eles", explicou.
No sábado, Fred enfrentará a equipe com a média de altura mais baixa da Copa do Mundo (1,76 m) e sabe que poderá tirar proveito da bola alçada na área chilena.
"Em cruzamentos da linha de fundo, eu vou ter alguma vantagem, mas eles são muito bons de cabeça, mesmo não sendo muito altos", disse Fred, autor de um gol de cabeça na vitória da seleção (4 a 1) sobre Camarões, na última segunda-feira.
Apesar da baixa estatura, Fred elogiou o time chileno, uma das sensações da Copa do Mundo e que se classificou em segundo lugar no Grupo B, no qual venceu por 2 a 0 a Espanha, atual campeã do mundo.
"Acho que a maior qualidade do Chile é a aplicação tática. Eles têm jogadores na frente que podem fazer a diferença. Pelo que eles vem mostrando nesta Copa, acho que vão jogar de igual para igual e tentar ganhar da gente", elogiou.
O Chile deverá entrar em campo contra o Brasil com três zagueiros, algo que não assusta o experiente centro-avante da seleção, que sabe o que tem que ser feito para ajudar o ataque brasileiro a marcar gols.
"Com três zagueiros, eu acabo tentando tirar o homem que joga na sobra. Tenho que jogar em cima dele, fico mais enfiado. Assim, abre espaço para Neymar e Oscar, para que eles fiquem no mano a mano. É um pouco mais difícil para marcar a saída de bola, nos desgasta mais na marcação, mas a gente treinou isso", concluiu.
am/dm
