Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fórmula 1 dá fim às grid girls durante provas de automobilismo

Direção da F-1 justifica medida dizendo que modelos contratadas para promover patrocinadores não se adequam aos 'valores da marca'

|Adalberto Leister Filho, do R7

Grid girls atuam durante o GP do Brasil de Fórmula 1
Grid girls atuam durante o GP do Brasil de Fórmula 1 Grid girls atuam durante o GP do Brasil de Fórmula 1

A direção da Fórmula 1 decidiu aposentar as grid girls. O anúncio foi feito pelos organizadores do Mundial de F-1, cuja primeira etapa neste ano será o GP da Austrália, em Melbourne, no dia 25 de março. 

Segundo Sean Bratches, gerente de operações comerciais da F-1, a mudança foi feita "de modo a estar mais em sintonia com nossa visão para este grande esporte". 

"Embora a prática de empregar grid girls tenha sido uma característica dos GPs de F-1 ao longo de décadas, achamos que esse costume não está adequado aos valores da nossa marca e claramente está em desacordo com as normas da sociedade moderna", afirmou Bratches. 

"Não acreditamos que essa prática seja apropriada ou relevante para a F-1, seus fãs, antigos e novos, em todo o planeta", acrescentou o executivo. 

Publicidade

Função das grid girls

As grid girls eram modelos utilizadas nas corridas de F-1 com função de promover as patrocinadoras da principal categoria do automobilismo. Normalmente utilizavam guarda-chuvas ou placas durante a prova e acompanhavam os pilotos até o pódio após o fim da corrida. 

Publicidade

Nos últimos tempos, grupos feministas criticavam insistentemente o comportamento sexista de expor as modelos durante eventos esportivos, normalmente com peças decotadas. Recentemente, a Justiça multou o Torneio de Barcelona de tênis por obrigar as modelos contratadas a usar peças curtas em temperaturas baixas.

Conheça a Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.