Presidente da Federação Haitiana é suspenso por caso de abuso sexual

Yves Jean-Bart foi afastado por 90 dias pela Fifa. Dirigente é investigado de ter forçado várias jogadoras a ter relações com ele nos últimos cinco anos

Presidente da Federação Haitiana é acusado de ter abusado de atletas

Presidente da Federação Haitiana é acusado de ter abusado de atletas

Jeanty Junior Augustin/Reuters - 14.5.2020

A Fifa suspendeu temporariamente na última segunda-feira o presidente da Federação Haitiana de Futebol, Yves Jean-Bart, por um período de 90 dias, devido à investigações abertas contra ele por um caso de abuso sexual.

A punição provisória é aplicável imediatamente e foi imposta em aplicação dos artigos 84 e 85 do Código de Ética da Fifa, de acordo com declaração da entidade máxima do futebol mundial.

Jean-Bart está sendo investigado pela justiça haitiana, após denúncia divulgada no jornal "The Guardian" de que ele teria forçado várias jogadoras a fazer sexo com ele nos últimos cinco anos. Uma delas teria abortado um filho que seria do dirigente.

Depois que o seu cliente foi chamado pela primeira vez para depor em juízo, no último dia 14, o advogado do presidente da federação haitiana, Stanley Gaston, declarou que Jean-Bart não tem caso algum aberto nos tribunais e que o processo se baseia apenas em suspeitas levantadas pela imprensa.

"No momento, não há nenhum caso, nem vítima nem denunciantes. Estamos em um expediente que se refere ao abuso sexual. Se não há vítimas ou reclamantes, não há abuso sexual", argumentou o advogado.

A Confederação Haitiana de Futebol divulgou um comunicado em que afirma que as atividades seguirão, mesmo com o afastamento.

"O comitê executivo se reúne incessantemente para adotar medidas previstas nos estatutos e regulamentos gerais da Federação. A Federação Haitiana de Futebol (FHF) quer tranquilizar a família do futebol, clubes afiliados e membros das várias comissões centrais de que todas as medidas serão tomadas para garantir a continuidade de nossas atividades em estrita conformidade com nossos próprios estatutos, os de Concacaf e Fifa."

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Quiz: você consegue acertar o nome verdadeiro desse jogadores?