Esportes Florentino Pérez convoca eleições no Real Madrid de olho em estender mandato

Florentino Pérez convoca eleições no Real Madrid de olho em estender mandato

De olho em estender seu comando à frente do Real Madrid, Florentino Pérez anunciou que o clube merengue passará por eleições para escolha do Presidente e da Junta Diretiva. O mandatário de 74 anos está há 12 na presidência do time espanhol. O comunicado foi bastante breve e não divulgou a data prevista para o início do pleito.

Magnata da construção e ex-político espanhol, Pérez chegou ao seu segundo comando do Real Madrid em junho de 2009, tendo sido o único candidato a fornecer garantias financeiras para assumir o cargo. Seu primeiro mandato no clube foi de 2000 a 2006.

"O Presidente, após reunião realizada hoje com a Junta Diretiva, e em conformidade com o artigo 38 da sessão B dos estatutos sociais do Real Madrid, está solicitando à Junta Eleitoral o início do procedimento de convocatória de eleições à Presidência e à Junta Diretiva", disse o curto comunicado.

Em 2000, Pérez assumiu o cargo pelo primeira vez, o que marcou a era dos "galáticos", em que o clube dominou o mercado montando um elenco de peso com nomes como Luis Figo, Zinedine Zidane, Ronaldo Fenômeno e David Beckham, de forma consecutiva. Eles venceram dois Campeonatos Espanhóis, assim como a Liga dos Campeões em 2002. No entanto, logo em seguida o clube ficou três anos sem conquistar títulos pela primeira vez em cinquenta anos, o que causou a saída de Pérez em 2006.

Após a saída de Pérez, o Real Madrid foi comandado por Ramon Calderón, que teve recorrentes problemas de gestão, tendo renunciado três anos depois, marcando o retorno do antigo presidente para um segundo mandato. Desde então, a equipe venceu o Espanhol por mais três vezes, incluindo a última temporada, e também levantou o caneco da Liga dos Campeões em quatro anos, sendo títulos consecutivos de 2016 a 2018.

Para concorrer à presidência merengue, o candidato deve ser membro do clube ou sócio por, pelo menos, 20 anos. Deve também ter patrimônio pessoal para obter uma garantia bancária no valor de pelo menos 15% do orçamento do clube.

As contratações mais caras deste segundo mandato de Florentino Pérez foram: Gareth Bale, em 2013; Cristiano Ronaldo, em 2009; e James Rodríguez, em 2014. Hoje, o clube passa por problemas financeiros devido à pandemia do novo coronavírus, o que coincidiu com as reformas que estão sendo feitas no estádio Santiago Bernabéu.

Últimas