Esportes Fifa anuncia data para Mundial de Clubes com Flamengo, Fluminense e Palmeiras

Fifa anuncia data para Mundial de Clubes com Flamengo, Fluminense e Palmeiras

Clubes disputarão torneio remodelado em 2025, nos EUA; atual disputa será reformulada e chamada de Copa Intercontinental

  • Esportes | Do R7, com informações da Agência Estado e Reuters

Troféu dado ao vencedor do Mundial de Clubes

Troféu dado ao vencedor do Mundial de Clubes

Divulgação/Fifa

O renovado Mundial de Clubes da Fifa, planejado para 2025 e que contará com 32 equipes, será disputado de 15 de junho a 13 de julho, enquanto uma nova Copa Intercontinental será disputada anualmente a partir do próximo ano, disse Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol mundial, neste domingo (17).

O anúncio atraiu críticas do sindicato global de jogadores FIFPro, que disse que a decisão de adicionar um Mundial de Clubes maior no final da temporada europeia demonstrou "falta de consideração" pela saúde física e mental dos jogadores.

A Fifa havia anunciado a ampliação do Mundial de Clubes neste ano e votou unanimemente para que os Estados Unidos fossem os anfitriões da primeira edição do evento.

O Conselho se reuniu em Jeddah, na Arábia Saudita, para ratificar as datas do Mundial de Clubes e também confirmou que a Copa Intercontinental do ano que vem terá o vencedor da Liga dos Campeões da Uefa jogando contra uma equipe que passou pelos playoffs intercontinentais.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Os playoffs da Copa Intercontinental serão disputados em dezembro de 2024, seguidos pela final em 18 de dezembro.

"O torneio termina com uma final em um local neutro entre o vencedor da Liga dos Campeões e o vencedor de um playoff intercontinental entre os clubes das outras confederações", disse Infantino.

A edição de 2025 do Mundial de Clubes, que será realizada a cada quatro anos, terá oito grupos de quatro, com as duas melhores equipes de cada grupo passando para a fase eliminatória - o mesmo formato da Copa do Mundo.

A versão atual do Mundial de Clubes da Fifa, uma competição anual com sete equipes, será descontinuada depois que o torneio for sediado na Arábia Saudita.

No formato atual, os campeões europeus e sul-americanos entram no torneio na fase semifinal, enquanto os campeões das outras confederações passam por rodadas anteriores.

Confira os times já classificados para o torneio

Conmebol: Palmeiras, Flamengo e Fluminense.

Uefa: Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), PSG (França), Inter de Milão, (Itália), Porto (Portugal) e Benfica (Portugal).

Confederação Asiática de Futebol: Al-Hilal (Arábia Saudita) e Urawa Red Diamonds (Japão)

Confederação Africana de Futebol: Al Ahly (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos)

Concacaf: Monterrey (México), León (México) e Seattle Sounders (EUA).

Confederação de Futebol da Oceania: Auckland City (Nova Zelândia).

Fluminense vai ficar em hotel com diária superior a R$ 5.000; conheça

Últimas