Em um treino tático bastante intenso, o técnico Luiz Felipe Scolari trabalhou na manhã desta sexta-feira as jogadas ofensivas da seleção brasileira, que se prepara para disputar a Copa do Mundo em casa.
Com sol, céu limpo e bem menos frio do que nos primeiros dias da semana, a atividade começou às 10h15 e durou cerca de 1h30. O treino foi interrompido várias vezes para que os jogadores pudessem se hidratar.
A atividade começou com a tradicional roda de bobinho para acelerar o aquecimento dos jogadores, e Bernard foi atingido por uma entrada ríspida de Daniel Alves. Na terça-feira, o meia do Shakhtar Donetsk também tinha levado a pior, em carrinho de Neymar.
No entanto, foi apenas um susto. Como na véspera, Bernard conseguiu treinar normalmente.
Em seguida, os jogadores fizeram um treino de ataque contra a defesa. Quatro atacavam, enquanto as duplas de zaga (Thiago Silva-David Luiz e Dante-Henrique) se revezavam para defender, assim como os goleiros.
Marcelo aproveitou o espaço depois de bom passe de Neymar para acertar uma bomba de canhota, sem chances para Victor.
Depois de 10 minutos a quatro contra três, a tarefa ficou mais complicada para o ataque, já que a equipe defensiva recebeu o reforço de volantes.
Willian, Ramires e Fernandinho, que se destacam pela versatilidade, foram os únicos a atuar nas duas formações.
Em seguida, os jogadores treinaram finalizações, com muitos erros de pontaria.
Os atacantes estavam mais calibrados no coletivo de 'dois toques' que encerrou a atividade, principalmente Neymar, que marcou três gols em menos de dez minutos.
Ao contrário da véspera, não houve divisão entre habituais titulares e reservas e o coletivo colocou frente à frente times mistos, inclusive com jogadores atuando fora de posição.
David Luiz, por exemplo, chegou a jogar na ponta esquerda. Um dois lances mais espetaculares foi um gol de letra de Oscar, que, mais uma vez, mostrou que não é mais motivo de preocupação e se recuperou bem da lesão que sofreu no fim do mês passado.
No treino da tarde, os jogadores praticamente não pegaram na bola, realizando apenas atividades físicas no campo anexo.
Marcelo, Oscar, Fernandinho, Thiago Silva e Maxwell permaneceram na academia fazendo exercícios de reforço muscular.
É a segunda vez que Thiago Silva e Maxwell são 'poupados' do treino em campo, o que também aconteceu na quarta-feira à tarde. Na ocasião, o técnico Luiz Felipe Scolari deixou escapar em entrevista à rede Bandeirantes que "até quatro jogadores" poderiam ficar fora do primeiro amistoso de preparação, contra o Panamá no dia 3 de junho, em Goiânia.
Por isso, as novas ausências dos dois jogadores do Paris Saint-Germain são indícios de que podem ser poupados.
Mesmo depois da pesada rotina de exercícios imposta pelo preparador físico Paulo Paixão, alguns atletas ainda encontraram fôlego para jogar futevôlei na quadra de areia até escurecer.
Neymar jogou com Daniel Alves, seu companheiro de clube no Barcelona, enfrentando as duplas Hulk-Luiz Gustavo e Bernard-David Luiz, para o delírio de cerca de vinte fãs que tiveram o privilégio de assistir à brincadeira de camarote por serem moradores do condomínio vizinho à Granja Comary.
lg/cn/am
