Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Djokovic tem entrada negada na Austrália e tenta evitar deportação

TENIS-DJOKOVIC-AUSTRALIA:Djokovic tem entrada negada na Austrália e tenta evitar deportação

|

Por Courtney Walsh

(Reuters) - O tenista número um do mundo, Novak Djokovic, teve sua entrada negada na Austrália nesta quinta-feira, depois de inicialmente receber uma isenção médica para a exigência de vacinação contra Covid-19 do país para que pudesse jogar no Aberto da Austrália.

O astro do tênis, que ficou retido no aeroporto Tullamarine, em Melbourne, em meio a um turbilhão político, recebeu uma carta do governo australiano dizendo que seu visto havia sido negado e que ele seria removido do país na quinta-feira, disse à Reuters uma fonte próxima ao torneio.

A agência de fronteira da Austrália confirmou posteriormente que seu visto foi revogado.

Publicidade

O jogador entraria com uma liminar para evitar ser enviado de volta, disse a fonte. Nesse ínterim, Djokovic estava a caminho de um hotel em Melbourne.

Em uma série dramática de eventos, Djokovic pousou no aeroporto Tullamarine na quarta-feira após um voo de 14 horas de Dubai, mas foi conduzido para uma sala de isolamento sob a guarda da polícia pois autoridades australianas disseram que seu visto não permitia isenções médicas.

Publicidade

A fonte disse à Reuters que o visto e a papelada que Djokovic usou para conseguir entrar no país são os mesmos de três outros jogadores que já haviam chegado.

A ação do governo australiano ameaçou causar um incidente diplomático entre Canberra e Belgrado.

Publicidade

"Acabei de terminar minha conversa por telefone com Novak Djokovic", postou o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, no Instagram.

"Disse ao nosso Novak que toda a Sérvia está com ele e que as nossas entidades estão fazendo de tudo para que a intimidação ao melhor tenista do mundo termine imediatamente."

"De acordo com todas as normas do direito internacional, a Sérvia lutará por Novak, pela verdade e pela justiça. Novak é forte, como todos sabemos", completou ele.

Vucic convocou o embaixador australiano em Belgrado e exigiu que Djokovic fosse liberado imediatamente para jogar, informou a mídia sérvia.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, enfrenta uma enorme reação contra a decisão de seu governo de conceder a Djokovic uma isenção médica de vacinação para disputar o Aberto da Austrália.

A Austrália, especialmente o Estado de Victoria, teve o lockdown mais longo do mundo e um surto da variante Ômicron levou os números de casos a níveis recordes.

Djokovic, que tem se recusado a revelar seu status de vacinação, ganhou nove títulos em Melbourne Park, incluindo os três últimos. Ele confirmou na terça-feira que recebeu uma isenção de vacinação para poder jogar o Aberto da Austrália, que começa em 17 de janeiro.

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS AAP

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.