Delegação brasileira busca solução para sair da Turquia
Ao R7, Itamaraty informou que grupo com 229 pessoas está bem e em segurança
Uma delegação de 229 brasileiros, entre atletas, dirigentes e membros de comissões técnicas, está neste momento na Turquia, onde na última sexta-feira (15) rebeldes militares tentaram derrubar o governo por meio de um golpe, em conflitos que causaram a morte de 265 pessoas.
Os atletas brasileiros foram ao país para participar dos Jogos Mundiais Escolares. Eles se encontram neste momento na cidade de Trabzon, no nordeste do país, na qual, segundo relatos, não houve conflitos. Ao R7, o Itamaraty informou que eles estão bem e em segurança.
O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, Antonio Hora Filho, está tentando encontrar uma solução para que a delegação retorne ao Brasil. Ao programa Esporte Fantástico, da TV Record, ele afirmou que no momento dos conflitos que assolaram boa parte do país, a maioria dos atletas estava dormindo e não percebeu as movimentações.
— Fizemos força-tarefa entres os técnicos para evitar que atletas fossem acordados. Pouca gente acordou e os que acordaram foram acalmados...Vamos trabalhar no sentido de repatriar a delegação o mais rápido possível e sem causar transtorno a quem quer que seja.
Já o volante Souza, ex- Vasco, Grêmio e São Paulo, que atua no Fenerbahce, também relatou a vários canais brasileiros ter ouvido tiroteios e estampidos próximos à sua casa. Sua mulher e filhos estão no Rio de Janeiro.
À ESPN, durante a tentativa de golpe, ele afirmou que a ordem vinda de dirigentes do clube é para que os jogadores não deixassem suas residências.
— A situação pelo que eu tenho acompanhado é que ninguém deve sair de casa. Os militares estão tentando tomar o país à força. Fecharam o aeroporto, a ponte perto de casa. Tivemos tiroteios e caças dando rasantes, helicópteros. Eu estou em casa, tranquilo. Estamos em segurança. A recomendação é não sair de casa.
Tentativa de golpe deixa centenas de mortos e feridos na Turquia
E mesmo que o governo tenha conseguido impedir o golpe, o momento é de tensão. O jogador não sabe nem quando poderá retornar aos treinamentos. O amistoso que a equipe teria neste sábado contra o francês Lyon foi cancelado. Seu companheiro de clube, o brasileiro Diego, ex-Santos, está no Guarujá, de onde negocia transferência para o Flamengo.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!