Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Craques brigam pelas últimas vagas no Mundial do Catar

|

A oito meses da Copa do Mundo do Catar, vários craques do futebol mundial ainda não estão com a presença garantida na disputa. Nomes como Cristiano Ronaldo, Robert Lewandowski, Mohamed Salah, Zlatan Ibrahimovic, Sadio Mané e Luis Suárez ainda precisam lutar para participarem do maior evento esportivo do mundo. A partir de hoje, algumas seleções podem dar adeus ao sonho do Mundial ou seguir na briga pelas últimas vagas.

Na Europa, Portugal e Itália sabem que só um dos dois países estará no Catar. Liderados pelo craque Cristiano Ronaldo, maior artilheiro de seleções da história, com 115 gols, os portugueses enfrentam a Turquia, hoje, no Porto, em jogo único, para chegar à final da disputa por uma vaga. Esta pode ser a última chance de Ronaldo, com 37 anos, de participar de uma Copa do Mundo.

"O que tem acontecido é que sempre (a pressão) foi sinal positivo. E em jogos decisivos, Portugal deu sempre uma resposta positiva. A pressão é um fator positivo, não negativo", disse o técnico português Fernando Santos.

Na mesma chave, os italianos, atuais campeões europeus, apostam no meia Jorginho para superar a Macedônia do Norte, no jogo que será realizado em Palermo.

Publicidade

Outro destaque do futebol europeu que luta por uma vaga na Copa é o atacante Gareth Bale, que tenta levar o País de Gales a um Mundial após 66 anos. Para isso, precisará superar primeiro a Áustria. O vencedor do confronto terá de aguardar até junho para fazer a partida final. Isso porque o jogo entre os possíveis adversário, Escócia x Ucrânia, teve de ser adiado por causa da guerra dos ucranianos com a Rússia.

Zlatan Ibrahimovic, aos 40 anos, foi convocado para ajudar a Suécia a bater a República Checa e disputar sua última Copa, mas o veterano está suspenso. O vencedor do duelo encara a Polônia, do goleador Robert Lewandowski, que venceu o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2021. Os poloneses enfrentariam a Rússia, país foi banido da participação na Copa pela Fifa.

Publicidade

DUELO DE AMIGOS

Na África, os companheiros de Liverpool, Mohamed Salah e Sadio Mané, sabem que só um deles irá à Copa. Egito, de Salah, e Senegal, de Mané, reeditam a final da Copa Africana de Nações deste ano, vencida pelos senegaleses nos pênaltis. O jogo de ida será em solo egípcio amanhã e a partida de volta ocorrerá na terça-feira.

Publicidade

Além de Egito e Senegal, outros quatro duelos definirão as vagas restantes para o continente africano. Camarões enfrenta a Argélia, do atacante Riyad Mahrez, destaque do Manchester City. As duas seleções ficaram fora do Mundial da Rússia, em 2018. Os três outros confrontos são: Gana x Nigéria, RD Congo x Marrocos e Mali x Tunísia.

Na América do Sul, o Brasil, de Neymar, e a Argentina, de Lionel Messi, já estão classificados ao Mundial. Outras duas vagas estão em aberto, com uma terceira seleção disputando a repescagem. O mais próximo de ser o terceiro representante sul-americano é o Equador, que ocupa a terceira posição. O Uruguai, de Suárez e Cavani, ambos de 35 anos, e o Peru, de Guerrero, de 38, estão na quarta e quinta posições, respectivamente, e se enfrentam em jogo decisivo. Para os três atacantes veteranos, essa pode ser a última chance de disputar um Mundial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.