Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Correção: Série D define classificados e 2 confrontos dependem de sorteio na CBF

|

A nota enviada anteriormente contém um erro no título e no primeiro parágrafo. Segue a versão corrigida:

Os últimos sete classificados às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro foram definidos neste domingo, quando foram encerrados os jogos de volta das oitavas. Mas apenas dois confrontos das quartas estão definidos. Os demais sairão após sorteio programado para a CBF na segunda-feira às 11 horas.

Entre os classificados, estão dois clubes paulistas: Novorizontino e Mirassol, pela Região Sudeste. A região Norte tem só Fast Club-AM, de Manaus; o Nordeste entra nesta fase com três representantes: Altos-PI, América-RN e Floresta-CE, enquanto o Aparecidense-GO é do Centro-Oeste e o Marcílio Dias-SC, do Sul.

Uma linha do regulamento, porém, gerou muita polêmica na noite deste domingo, inclusive por parte da CBF. E foi confirmado, através de muito diálogo por membros da própria entidade, que os confrontos das quartas de final serão decididos através de sorteio.

Publicidade

América de Natal e Aparecidense-GO empataram em pontuação (35), número de vitórias (10) e saldo de gols (24). Geralmente o próximo critério é 'gols pró', mas, nesta fase em questão, segundo o regulamento, é por sorteio.

Desta forma apenas dois jogos estão definidos. O Altos-PI, primeiro colocado geral com 38 pontos, enfrenta o Marcílio Dias-SC, dono da oitava campanha, com 29 pontos. O Novorizontino, segundo colocado, com 38 pontos, pega o Fast Club-AM, que ficou em sétimo lugar entre os classificados.

Publicidade

FORMA DE DISPUTA - Diferente das oitavas, em que havia um chaveamento preestabelecido, os confrontos das quartas de final foram definidos pela campanha geral (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). Os times com melhor campanha decidirão a vaga em sua casa no mata-mata. Caso igualdade no saldo de pontos e gols agregado, a definição vai para a cobrança de pênaltis.

O departamento de competições da CBF deve confirmar, segunda-feira, as datas e horários dos confrontos. Em princípio, estão reservados os dois próximos fins de semana. Mesmo porque agora existem cruzamentos com times não regionalizados e que exige uma maior logística, principalmente de viagem.

Publicidade

A RODADA - O Altos-PI foi o único clube que confirmou sua vaga nos pênaltis ao empatar em casa por 1 a 1 no tempo normal com o Salgueiro-PE, mesmo placar do jogo no interior de Pernambucano. Nas penalidades, o time piauiense se deu melhor, vencendo a disputa por 4 a 2, e terminando com 38 pontos, em primeiro lugar.

Tem os mesmos 38 pontos do Novorizontino, mas o time paulista teve uma vitória a menos - 12 a 13 - ficando em segundo lugar na classificação geral. O Novorizontino passou bem em casa pelo Goiânia, por 4 a 0, carimbando a vaga porque tinha empatado por 1 a 1 em Goiás.

A terceira posição ficou com a Aparecidense-GO, com 35 pontos, mesmo com a derrota em casa, por 2 a 1, para o São Luiz-RS, que tinha apanhando lá no Sul por 4 a 0. O saldo agregado ficou favorável aos goianos por 5 a 2.

O América-RN também chegou aos 35 pontos depois da goleada em cima do Galvez-AC por 5 a 1 na Arena das Dunas. No Acre, houve empate por 1 a 1. Mas o time potiguar ficou em quarto lugar pelo número de gols marcados inferior ao Aparecidense: 35 a 41.

O Mirassol avançou mesmo perdendo por 2 a 1 para o Brasiliense na Boca do Jacaré, porém, tinha goleado em casa por 4 a 0, ficando com 5 a 2 no saldo agregado. O time paulista terminou em quinto lugar com 32 pontos.

Na Arena Castelão, o Floresta-CE ganhou por 2 a 0 do Juventude-MA, ficando com a vaga porque na ida no Maranhão ocorreu o empate por 2 a 2. No sábado, o Fast Club-AM precisou dos pênaltis para eliminar o Globo-RN, após vencer por 1 a 0 e descontar a derrota sofrida, por 2 a 1, em Ceará-Mirim (RN). Nas penalidades, o time manauara levou a melhor 6 a 5 e somou 31 pontos, na sétima campanha.

Destaque para o Marcílio Dias-SC que confirmou sua vaga mesmo atuando fora diante do Goianésia-GO e segurou o empate por 1 a 1. O time catarinense tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 1. Avançou com 29 pontos e na oitava campanha.

Confira os resultados de volta das oitavas da Série D:

SÁBADO

*Fast Clube-AM (6)1 x 0(5) Globo-RN

DOMINGO

Brasiliense-DF 2 x 1 Mirassol-SP * (ida 0 x 4)

Altos-PI (4)1 x 1 (2) Salgueiro (ida 1 x 1)

Goianésia-GO 1 x 1 Marcílio Dias-SC * (ida 1 x 2)

*Aparecidense-GO 1 x 2 São Luiz-RS (ida 4 x 0)

*América-RN 5 x 1 Galvez-AC (ida 1 x 1)

*Novorizontino-SP 4 x 0 Goiânia-GO (ida 1 x 1 )

*Floresta-CE 2 x 0 Juventude-MA (ida 2 x 2)

* classificados

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.