Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Futebol sul-americano contrasta com alegria de torcedores na Copa

Uruguaios já estão classificados, mas argentinos, brasileiros e colombianos sofrem na Rússia 2018. Peru já não tem mais chances de ir às oitavas de final

Copa 2018|André Avelar, do R7, em Moscou, na Rússia

Argentinos ainda confiam na sua seleção na Copa do Mundo da Rússia
Argentinos ainda confiam na sua seleção na Copa do Mundo da Rússia Argentinos ainda confiam na sua seleção na Copa do Mundo da Rússia

A festa dos torcedores sul-americanos pelos pontos turísticos de Moscou não condiz com o desempenho das suas seleções até aqui na Copa do Mundo. Se argentinos, brasileiros, colombianos, peruanos e uruguaios esquentam a gelada Rússia 2018 pelas ruas, as equipes ainda deixam a desejar nos gramados.

O Brasil tem nesta sexta-feira (22) a chance de se reemitir da decepção na estreia. Depois do empate contra a Suíça (1 a 1), o time enfrenta a só modesta Costa Rica, a partir das 15 horas (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo E, para se reencontrar no caminho rumo ao hexcampeonato.

Confira a tabela da Copa do Mundo

Pior situação vive a Argentina na chave D. A equipe de Lionel Messi, bicampeã mundial, empatou contra a Islândia (1 a 1) na estreia, perdeu para a Croácia (3 a 0) na última quinta e corre o risco de não se classificar. Como se não bastasse vive uma crise interna com jogadores pedindo a demissão do treinador Jorge Sampaoli.

Publicidade

No metrô, rumo à Praça Vermelha “para respirar um pouco de história depois de ontem”, um grupo de argentinos ainda acreditava na classificação. Vestidos com camisetas de matrioscas nas cores da Argentina, eles demonstravam confiança e uma animação incomum.

“Ainda vamos engrenar. A Argentina é assim, sempre foi assim. Nas Eliminatórias a gente já demorou a classificar”, disse Ricardo Campagnolo, de Córdoba. “Só precisa se entender com o goleiro [Caballero]. Como torcedor do River [Plate], quero o Armani”, completou o amigo Santino Miguel, antes de rir da capa do jornal argentino Olé, que chamou o goleiro titular de "Caballero da Agonia".

Publicidade

Os peruanos fizeram muito para ter o atacante Paolo Guerreiro no Mundial, mas os esforços não foram correspondidos. A equipe perdeu para Dinamarca e França (ambas por 1 a 0) e já não tem mais chances de classificação no Grupo C. A partida contra a Austrália tornou-se apenas protocolar.

Pelas ruas da capital moscovita, próximo à Casa Conmebol, espaço montado pela federação sul-americana, a família Ruiz carregava uma bandeira do Peru, com as inscrições “obrigado por proporcionar este momento”.

Publicidade

Leia também

“Esse é o sentimento de todos os peruanos até agora. Não temos motivos para ficarmos tristes. Eram dois jogos muito difíceis. Vamos ver o que podemos fazer neste último jogo”, disse o pai da família, Diosdado Ruiz, de Lima.

Com um futebol sempre alegre, ofensivo, a Colômbia ainda não se encontrou na Rússia 2018. O time não soube jogar com um jogador a menos na estreia e perdeu para o Japão (2 a 1), na chave H. A próxima partida acontece no domingo, contra a Polônia.

Uruguai classificado

Ainda que com um futebol pouco vistoso, o Uruguai será o único sul-americano classificado até o fim da segunda rodada da Copa do Mundo. Com duas vitórias pelo placar mínimo, sobre Egito e Arábia Saudita, o time do técnico Oscar Tabaréz pode se dar ao luxo de poupar a equipe na última rodada contra a Rússia.

O Grupo A, de Rússia e Uruguai, enfrenta o cruzamento quem passar da chave B, de Espanha e Portugal.

Drama argentino, peruanos eliminados. As imagens do oitavo dia de Copa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.