Esportes Com rodízio, elenco do Corinthians tem novo teste diante do Fortaleza

Com rodízio, elenco do Corinthians tem novo teste diante do Fortaleza

Um dos desafios do técnico Vitor Pereira no Corinthians é apresentar um futebol de alto nível em um calendário apertado, enquanto tenta equilibrar a minutagem do elenco em campo. Embora já dê sinais de que tem uma equipe ideal em mãos, ao priorizar nomes de destaque contra Deportivo Cali e Boca Juniors, ambos confrontos importantes pela Libertadores, o treinador português adota o rodízio para descansar jogadores experientes, reoxigenar a equipe e buscar um nível alto de intensidade. Com novas mudanças na escalação, a equipe enfrenta o Fortaleza, neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.

Vitor Pereira testou positivo para a covid-19 na segunda-feira e seguirá sem comandar a equipe na beira de campo, como foi contra o Boca Juniors, na terça, pela Libertadores. O auxiliar Filipe Almeida deve novamente ocupar sua vaga. Desde a chegada do técnico português, o time segue invicto em casa (venceu quatro e empatou uma) e já utilizou 31 jogadores em partidas pelo Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

O rodízio, prática bastante comum na Europa, chegou de vez ao clube com a comissão técnica portuguesa. Dosar a utilização de jogadores para não sobrecarregá-los fisicamente está nos planos. A equipe já foi a campo 21 vezes esse ano e fará, pelo menos, mais 39 jogos, totalizando 60. Avançando na Copa do Brasil e Libertadores, terá ainda mais partidas e menos semanas de descanso. Para isso, as peças do elenco precisam estar com ritmo de jogo e manter um nível homogêneo de atuações.

O quarteto experiente formado por Paulinho (33 anos), Giuliano (31), Renato Augusto (34) e Willian (33), por exemplo, iniciou apenas duas de 13 partidas sob o comando de Vitor Pereira. O meio-campo também passou por uma evolução após a contratação de Maycon no fim de março.

O jogador retornou ao clube como um atleta mais experiente e trouxe juventude e dinamismo ao setor. Maycon, inclusive, "substituiu" Paulinho como o jogador que infiltra na área adversária como elemento surpresa para finalizar. Foi assim que saíram seus dois gols na vitória sobre o Boca Juniors pela Libertadores. Maycon deve ser poupado para a partida. Além do meio-campo, o troca-troca também acontece em outros setores da equipe.

O time é o 3º colocado do Brasileirão, com duas vitórias e uma derrota, e deve ter novas mudanças na escalação entre todos os setores. Na lateral-direita, Fagner pode estrear no Brasileirão, depois de cumprir suspensão em punição do STJD válida pela edição do ano passado. Já o zagueiro Gil, recuperado de gripe, deve retornar ao time titular.

Adversário deste domingo, o Fortaleza ocupa a lanterna do Brasileirão, após derrotas para Cuiabá e Inter. O clássico com o Ceará, pela terceira rodada, foi adiado para junho. O técnico Juan Pablo Vojvoda terá todo o elenco à disposição. A equipe vem de uma vitória sobre o Alianza Lima por 2 a 1, no Castelão, garantindo seu primeiro triunfo na Copa Libertadores.

Últimas