Clubes ingleses concordam com protocolos para retomada de jogos
SAUDE-CORONAVIRUS-FUTING:Clubes ingleses concordam com protocolos para retomada de jogos
LONDRES (Reuters) - Todos os 20 clubes da Premier League aprovaram os protocolos para dias de jogos visando a retomada do Campeonato Inglês na próxima semana, após paralisação de três meses devido à pandemia de Covid-19.
Uma assembleia nesta quinta-feira discutiu detalhes de medidas médicas e operacionais, incluindo quantos funcionários poderão participar de jogos fora de casa.
A Premier League recomeça na próxima quarta-feira com dois dos 92 jogos que restam para encerrar o torneio. O Manchester City recebe o Arsenal e o Aston Villa enfrenta o Sheffield United.
Todas as partidas restantes serão disputadas sem torcedores e um limite de 300 pessoas - incluindo equipe de transmissão, mídia escrita, comentaristas, oficiais de doping e seguranças - será permitido nos estádios.
Os estádios serão divididos em vermelho, âmbar e verde, com a zona vermelha reservada a 20 jogadores, 12 técnicos e equipe médica e mais cinco "equipes essenciais".
Outras medidas incluem limpeza pesada de bandeirinhas de escanteio, postes de gol, painéis de substituição e bolas de jogo, e a equipe médica usará equipamentos de proteção ao tratar jogadores.
Os atletas serão testados para coronavírus no campo de treinamento do clube antes da ida aos estádios para as partidas.
As equipes entrarão em campo separadamente, e não lado a lado, e os jogos terão intervalos para hidratação no meio de cada tempo.
A área dos técnicos será reconfigurada para permitir maior distanciamento social, assim como o banco de reservas.
As análises de vídeo do VAR serão utilizadas, mas o centro de Stockley Park, perto de Londres, que contém a equipe e o equipamento de revisão, também foi reorganizado para permitir maior distanciamento.
Reservas e técnicos no banco não serão obrigados a usar máscaras e os jogadores não terão que usar máscaras ao entrar no estádio ou no vestiário.
Os clubes estão sendo desencorajados a usar hotéis antes das partidas e, em vez disso, estão sendo orientados a usar mais aviões para viajar para os jogos, quando apropriado.
Os clubes também respeitarão um minuto de silêncio pelos que morreram durante a pandemia.
(Reportagem de Martyn Herman)