Esportes China leva ouro nos 4x200m livre feminino e surpreende com recorde mundial

China leva ouro nos 4x200m livre feminino e surpreende com recorde mundial

OLIMP-NATACAO-CHINARECORDE:China leva ouro nos 4x200m livre feminino e surpreende com recorde mundial

Reuters - Esportes

TÓQUIO (Reuters) - A equipe de revezamento 4x200 m livre feminino da China achava que vencer o Canadá e ganhar o bronze na natação era um objetivo realista antes da final de quinta-feira, então ganhar o ouro com recorde mundial superou muito as expectativas.

A equipe formada por Zhang Yufei --que quebrou o recorde olímpico e conquistou o ouro nos 200m borboleta uma hora antes--, Yang Junxuan, Tang Muhan e Li Bingjie liderou a prova desde o início e lutou muito para manter a posição, com Li disputando contra Katie Ledecky em plena recuperação, para se manter à frente dos Estados Unidos e estabelecer o tempo de 7min40s33.

Os EUA marcaram 7min40s73 e ficaram com a prata, e a grande favorita, Austrália, levou bronze com 7min41s29.

Todas as três equipes terminaram com tempo abaixo do recorde mundial anterior, de 7min41s50, que as australianas estabeleceram em 2019.

"Não esperávamos vencer a prova porque as americanas e australianas são muito fortes", disse Zhang, que só descobriu que tinha que participar do revezamento após a prova de borboleta.

"A estratégia da equipe era terminar em terceiro. Nosso plano era vencer a equipe canadense para conseguir o terceiro lugar. Isso é o que havíamos planejado."

(Reportagem de Farah Master)

Últimas