Cerca de 5 mil torcedores franceses tiveram privilégio de ver jogo no estádio

FUTEBOL-COPADAFRANCA-PUBLICO:Cerca de 5 mil torcedores franceses tiveram privilégio de ver jogo no estádio

PARIS (Reuters) - O torcedor do St Etienne Sebastian Donnet foi um privilegiado nesta sexta-feira, quando finalmente conseguiu fazer algo que os fãs de futebol das cinco grandes ligas da Europa estão proibidos desde março - assistir a uma partida no estádio.

Donnet estava entre os 5 mil torcedores que entraram no Stade de France, com capacidade para 80 mil, para a final da Copa da França entre Paris Saint-Germain e St Etienne.

"Somos privilegiados", disse Donnet, enquanto esperava para entrar nas arquibancadas, segurando uma bandeira na cor verde de seu clube.

As ligas na Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra foram retomadas após um intervalo de cerca de três meses, com portões fechados, devido à pandemia de Covid-19.

Na França, a temporada foi cancelada quando o país entrou em confinamento por causa do vírus, e o PSG foi declarado campeão.

Mas na final da Copa nesta sexta-feira foi autorizada a presença de torcedores, após decisão do governo francês de que até 5 mil pessoas podem se reunir em locais ao ar livre.

Gilbert Charron, um torcedor do PSG, reconheceu que seria estranho ter apenas 5 mil torcedores dentro do grande estádio.

"Temos que nos contentar. A saúde vem antes de tudo", disse.

Para os jogadores também foi uma experiência incomum. Eles tiveram pouco tempo para se preparar para o confronto, já que apenas algumas semanas atrás não podiam treinar em equipe.

"Tivemos algum tempo para treinar, mas não o suficiente para estar no mais alto nível", disse o capitão do PSG, Thiago Silva, a repórteres antes do jogo. "

(Reportagem de Clotaire Achi)