Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campo sintético vira realidade para o Palmeiras a partir desta quarta

|

A espera para conhecer o novo campo sintético do Allianz Parque finalmente vai acabar para o Palmeiras na tarde desta quarta-feira. O elenco vai realizar o primeiro treino no estádio desde a instalação do piso. O objetivo é ambientar os jogadores à nova superfície para no domingo realizar a estreia em partidas oficiais, diante do Mirassol, pelo Campeonato Paulista.

A presença do time ao gramado artificial marca um teste importantíssimo para se ter a resposta do jogadores sobre o resultado da empreitada. Há pelo menos três anos o Allianz Parque analisa possíveis soluções para conciliar melhor a agenda de jogos com o cronograma de shows. O campo sintético foi a escolha mais ousada, após ter sido cogitada por vários anos.

Os gestores buscaram soluções anteriormente como técnicas diferentes de plantio de grama, com cortes mais espessos e operação especial de transporte ao estádio, além de formas variadas para a montagem do palco para shows para comprometer menos o piso. No entanto, os altos custos dessas operações e a qualidade do campo abaixo do esperado pesaram para que as análises e discussões em busca de melhorias continuassem.

A guinada de todo esse imbróglio veio no ano passado. Após reuniões entre o Palmeiras e os gestores do estádio, a opção pela grama sintética foi vista como a mais viável para ambas as partes. Os bons resultados do campo artificial na Arena da Baixada, em Curitiba, tiveram peso na decisão e o clube resolveu enviar representantes à Holanda em outubro. Por lá, conheceram o fabricante do piso que agora, nesta quarta, será testado.

Publicidade

A obra de instalação foi acompanhada de perto pela diretoria e membros da comissão técnica. Entre os jogadores, há ansiedade para conhecer o gramado. "A galera está ansiosa, porque no ano passado acabamos perdendo alguns jogos devido a shows, enfim. O legal dessa grama é que independentemente de shows, a gente vai conseguir mandar nossos jogos lá. Acho que vai ser bom", disse o meia Gustavo Scarpa.

O goleiro Weverton é o jogador do elenco com mais experiência em campos sintéticos. Ex-jogador do Athletico-PR, clube atua em gramado artificial na Arena da Baixada desde 2016, ele é um defensor da novidade. "Só vejo coisas boas (na mudança). O primeiro ponto é que a gente vai ter muito mais jogos do lado do nosso torcedor, é um fator importantíssimo. Estamos acostumados, é nosso ambiente. O segundo é que é um piso que para quem gosta de jogar futebol dá mais velocidade e toque preciso", comentou.

Publicidade

Novato no clube, o uruguaio Matías Viña também apoia o campo sintético. "Profissionalmente ainda não joguei neste piso, mas já treinei. É o mesmo. Se pode jogar o mesmo futebol que no gramado normal. Então não haverá problema. E será bom para o time ter esse gramado", afirmou o lateral-esquerdo.

O Palmeiras vai fazer ainda mais duas atividades no novo campo antes da partida do próximo domingo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.