Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campeão do mundo com Inglaterra teve lesão cerebral por cabecear bola, diz médico

FUT-CABECEIO-LESAOCEREBRAL:Campeão do mundo com Inglaterra teve lesão cerebral por cabecear bola, diz médico

|

(Reuters) - Um médico que analisa possíveis ligações entre a prática de futebol e a demência disse que o meio-campista vencedor da Copa do Mundo com a Inglaterra Nobby Stiles, que morreu aos 78 anos em outubro, sofreu graves danos cerebrais por cabecear repetidamente a bola.

Stiles, campeão mundial em 1966, foi diagnosticado com demência, assim como vários de seus companheiros de equipe, incluindo Jack e Bobby Charlton.

A família de Stiles afirmou que doou seu cérebro para um estudo liderado pelo neuropatologista Willie Stewart.

"Ele nos disse que o dano ao cérebro do meu pai foi muito grave e só poderia ser explicado por ele cabecear a bola durante o período de sua carreira", disse o filho de Stiles, John, ao Daily Mail.

Continua após a publicidade

"Isso confirmou o que ele acreditava por muito tempo."

Stewart disse que "impactos na cabeça" foram os únicos fatores de risco reconhecidos no tipo de dano que Stiles sofreu.

Continua após a publicidade

"Com Nobby, não há histórico registrado de contusão cerebral ou concussão", declarou ele ao jornal. "Por isso, sugerimos que o risco dele veio de cabecear a bola."

"Embora ele possa ter cabeceado a bola um certo número de vezes em uma partida, como muitos outros, ele estava sujeito a inúmeros impactos nos treinamentos. Cada impacto pode ter causado danos."

Continua após a publicidade

A Professional Footballers Association (PFA) convocou clubes, ligas e o órgão dirigente do futebol inglês para desenvolver uma estratégia para monitorar e adaptar o treinamento, e também criar técnicas para proteger a saúde dos jogadores a longo prazo.

(Reportagem de Arvind Sriram em Bengaluru)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.