Esportes Calderano vence duelo brasileiro na estreia do Circuito Mundial de Tênis de Mesa

Calderano vence duelo brasileiro na estreia do Circuito Mundial de Tênis de Mesa

Hugo Calderano venceu o duelo brasileiro no WTT Contender, primeira competição internacional de 2021 no Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Nesta quarta-feira, na Lusail Sports Arena, em Doha, no Catar, ele bateu Gustavo Tsuboi por 3 sets a 1 - parciais de 12/10, 8/11, 12/10 e 12/10, em sua estreia, pela fase de classificação. Nas oitavas de final, encara nesta quinta o sul-coreano An Jaehyun.

Trata-se de um perigoso adversário. An Jaehyun era o número 157 do mundo quando começou o Mundial de 2019, em Budapeste, na Hungria. Começou a disputa na fase de grupos, conquistou vaga na chave principal e chegou até a semifinal. Hoje, com 21 anos, é o 39.° do ranking. Será o primeiro confronto internacional entre eles. Calderano é o sexto do mundo na atualidade, mas sabe que precisa estar atento.

"Não temos muitas referências sobre o sul-coreano An. Ele ganhou bronze no último Mundial Individual. Então, sabemos que é um jogador muito forte. Ele gosta bastante das trocas de bolas e ralis, como o Hugo. Deve ser um jogo espetacular. A chave do confronto, provavelmente, será o saque e recepção, onde espero que o Hugo possa fazer a diferença", explicou o técnico do brasileiro, o francês Jean-René Mounié.

A estreia de Calderano não foi nada fácil. Tsuboi fez uma grande partida desde o início. No primeiro set, confirmando a maioria dos serviços, chegou a ter um set point, com 10 a 9 no placar. Calderano virou e conseguiu fechar em 12 a 10.

No segundo set, Tsuboi foi absoluto até a metade, chegando a abrir 7 a 0. Calderano reagiu, encaixou o jogo, mas o rival conseguiu administrar a boa vantagem até o fim. Na terceira parcial, em panorama semelhante ao do primeiro set, novamente os dois brasileiros chegaram empatados em 10 a 10 e Calderano venceu. Tsuboi seguiu lutando, porém foi derrotado por 12 a 10 no quarto set e se despediu do torneio individual.

"O jogo contra o Gustavo foi bem duro. Venceu por 3 a 1, mas cada set foi muito disputado. O que eu gostaria de ressaltar nesse jogo do Hugo, é que nos momentos chaves ele jogou muito bem. O Gustavo tentou colocar pressão e o Hugo conseguiu, por três vezes, subir o seu nível", analisou Mounié.

DERROTA NO FEMININO - A brasileira Bruna Takahashi também não está mais na disputa do individual no WTT Contender. Ele foi derrotada pela ucraniana Ganna Gaponova (69.ª do ranking) por 3 sets a 0 - parciais de 11/5, 11/9 e 11/6), pela fase de classificação da chave feminina.

Últimas