Brasil fica sem indicados ao prêmio de melhor jogador do ano da Fifa
Lista da Fifa não terá os craques da seleção brasileira de futebol, Neymar e Marta, além do atual vencedor do prêmio, o croata Luka Modric
O futebol do Brasil não tem representantes entre os dez indicados ao prêmio The Best, entregue pela Fifa ao melhor jogador do ano, de acordo com lista divulgada nesta quarta-feira (31), que não tem o vencedor de 2018, o meia croata Luka Modric.
Veja mais: Tite concorre ao prêmio de melhor técnico de equipe masculina do ano
Leia também
Jogadora brasileira é apelidada de ‘Neymar do Handebol Feminino’
Estrela da natação quer deslanchar na carreira internacional com Pan
'Não ter desistido já é motivo para comemorar', diz Flavinha Saraiva
Com presença de campeão olímpico, vôlei masculino estreia no Pan
O alto impacto da ginástica artística interfere no crescimento?
Este é o segundo ano consecutivo que o país pentacampeão mundial não tem nenhum representante na honraria. Em 2017, o atacante Neymar chegou a ser finalista, terminando na terceira colocação, e o lateral-esquerdo Marcelo ficou no oitavo posto. Naquela edição, no entanto, eram 24 nomes apresentados, antes do anúncio do 'top-3'.
Entre as ausências destacadas na lista anunciada hoje pela Fifa, também está a de Modric, que fez temporada apagada pelo Real Madrid, e não poderá repetir o prêmio, conquistado há um ano, principalmente, devido ao bom desempenho na Copa do Mundo, em que a Croácia foi vice-campeã.
A situação do meia é a mesma vivida por Marta no feminino. A brasileira, que atua no Orlando Pride, dos Estados Unidos, teve participação apagada na Copa do Mundo e não consta entre as 12 concorrentes.
Veja mais: Nem Tite votaria nele como melhor técnico do mundo em 2019
Entre os dez indicados, o destaque vai para os jogadores do Liverpool, que conquistaram a Liga dos Campeões, o zagueiro holandês Virgil Van Dijk, além de dois atacantes do time, o egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané. Vice da 'Champions', o Tottenham emplacou o atacante inglês Harry Kane.
O Ajax, que assombrou o mundo, derrubando gigantes no torneio continental, colocou no 'top-10' dois jovens holandeses, o zagueiro Matthijs de Ligt e o meia Frenkie de Jong, que já arrumaram malas neste segundo semestre, em que defenderão Juventus e Barcelona, respectivamente.
O atacante português Cristiano Ronaldo, atualmente na Juve, e o atacante argentino Lionel Messi, do Barça, que dominaram as premiações individuais nos últimos dez anos, também constam entre os indicados, assim como o belga Eden Hazard, do Chelsea, e o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain.
Veja mais: Fernando Reis fatura ouro em Lima e é tri pan-americano
O público pode apontar os três preferidos, do primeiro ao terceiro lugar, com cada posição tendo uma diferente pontuação. No dia 23 de setembro, a Fifa divulgará os três finalistas do The Best.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook
Brasileiras do nado artístico fizeram vaquinha por maiôs para o Pan