Esportes Bia Haddad superou adversária da semifinal de Roland Garros há um ano

Bia Haddad superou adversária da semifinal de Roland Garros há um ano

Melhor tenista da atualidade, Iga Swiatek foi derrotada pela brasileira por 2 sets a 1 no único confronto entre as duas

  • Esportes | Do R7

Bia chega à semi com o dobro de horas jogadas

Bia chega à semi com o dobro de horas jogadas

THOMAS SAMSON/AFP - 7.6.2023

Beatriz Haddad Maia volta à quadra central de Roland Garros nesta quinta-feira (8) com a difícil missão de enfrentar a polonesa Iga Swiatek, tenista número 1 do mundo, para avançar à final do torneio.

Se depender do histórico, a vantagem joga a favor da brasileira. Ela superou a adversária nas oitavas de final do WTA de Toronto do ano passado por 2 sets a 1 (6x4/3x6/7x5), no único confronto entre as duas.

Na partida história, disputada no dia 11 de agosto de 2022, Iga já era detentora do posto de melhor tenista da atualidade, enquanto a brasileira ocupava a 24ª posição no ranking mundial. Ao final da batalha com mais de três horas de duração, Bia se consagrou como a primeira brasileira da Era Aberta a derrotar uma número 1 do mundo.

Após vencer a adversária desta quinta-feira, Bia ainda superou a suíça Belinda Bencic (2x6/6x3/6x3) e a checa Karolína Plíšková (6x4/7x6) até chegar à final do torneio disputado em Toronto, no Canadá. Na decisão, Bia acabou derrotada pela romena Simona Halep (3x6/6x2/3x6).

A vitória sobre Iga Swiatek foi determinante para a escalada de Bia no ranking mundial. Ao final do torneio, ela superava Thomaz Bellucci e se consagrava como detentora da segunda melhor colocação entre os brasileiros que já disputaram torneios na Era Aberta do tênis, atrás apenas de Gustavo Kuerten, o Guga, que liderou o ranking em 2000.

Roland Garros 2023

A chegada de Bia e Iga à semifinal do Grand Slam (grupo dos quatro principais torneios de tênis) é marcada por trajetórias opostas ao longo da competição. Enquanto a brasileira permaneceu em quadra por 13h55, a polonesa levou menos da metade do tempo para despachar suas adversárias: 6h32.

Na tentativa de defender o título conquistado no ano passado no saibro de Paris, Iga chega ao duelo contra a brasileira sem perder nenhum set no torneio. Durante a competição, ela superou Cristina Bucșa, Claire Liu, Wang Xiyu, Lesia Tsurenko e Coco Gauff.

A trajetória de Bia até a disputa decisiva foi mais intensa, com apenas um duelo finalizado em apenas dois sets, o inicial contra Tatjana Maria. Na sequência, a brasileira duelou sempre por sets para eliminar Diana Shnaider, Ekaterina Alexandrova, Sara Sorribes Tormo e Ons Jabeur.

Pintura de quadros, viagens e violão: conheça Bia Haddad fora das quadras

Últimas