Saiba como Verstappen pode protagonizar a maior virada da história da Fórmula 1
Erros da McLaren e melhoras no carro da Red Bull podem favorecer conquista do pentacampeonato
Automobilismo|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Max Verstappen pode se tornar pentacampeão de Fórmula 1 de uma maneira histórica em 2025. O piloto da Red Bull chegou a ficar 104 pontos atrás do líder do campeonato, Oscar Piastri, e parecia longe de uma disputa com a McLaren. Porém, o holandês conseguiu, em pouco mais de dois meses, descontar 64 pontos da liderança.
Com cinco corridas e duas sprints restantes para o fim da temporada, ainda existem 141 pontos em disputa. Para tornar palpável a chance de vencer o campeonato, Verstappen teria de ganhar todas as corridas do calendário e torcer para que Piastri terminasse pelo menos uma delas fora do pódio.
Caso os resultados recentes se repitam, o piloto da Red Bull estaria mais próximo do que nunca de conquistar o título.
Verstappen acumula pódios e vitórias
Max Verstappen conquistou três das cinco vitórias que tem em 2025 nas últimas quatro corridas. O holandês aproveitou uma série de atualizações que a Red Bull trouxe para o carro para vencer em Monza, no Azerbaijão e nos Estados Unidos, largando da pole em todas as ocasiões.
A classificação é uma das principais armas usadas pelo holandês nesta temporada. São sete poles, duas a mais que Oscar Piastri e quatro vitórias largando da frente. Mas o fator que mais tem contribuído com a ascensão dele na temporada é o desequilíbrio entre as McLarens.
McLaren comete erros e briga interna atrapalha
A dupla da Mclaren, Piastri e Norris, cometeu erros nas últimas corridas, incluindo incidentes entre si que abriram espaço para as vitórias de outros pilotos. Na largada do GP de Singapura, Norris empurrou Piastri contra o muro na disputa pela terceira posição.
Já na corrida sprint dos Estados Unidos, foi a vez do australiano, em uma confusão na largada, colidir com o companheiro de equipe, mas, desta vez, os dois abandonaram. Piastri também abandonou no GP do Azerbaijão quando bateu sozinho na primeira volta.
O “climão” entre os dois só aumentou com a disputa mais acirrada do campeonato. A McLaren tentou acalmar os ânimos com a criação das “Papayas Rules”, regras internas da equipe que tentam impedir que os dois pilotos colidam ou tirem um ao outro da corrida.
Durante coletiva antes do início do GP do México, na última quinta-feira (23), Piastri afirmou que foi responsabilizado pela equipe por conta da colisão nos Estados Unidos e recebeu uma “punição interna”. Agora, Norris vai ter a preferência em escolher a hora que vai deixar os boxes durante a classificação. Após o incidente em Singapura, o líder do campeonato é quem tinha esse privilégio.
Feito inédito de Verstappen
Na história da Fórmula 1, nunca um piloto reverteu uma distância de mais de 100 pontos em um título no fim da temporada. Verstappen seria o primeiro a conquistar tal virada em 2025.
Há três anos, o holandês já tinha protagonizado uma grande virada ao diminuir a distância que chegou a 46 pontos para Charles Leclerc. O piloto da Red Bull venceu o campeonato com 146 pontos de vantagem sobre o monegasco da Ferrari.
Outro piloto da Red Bull também conseguiu uma virada em 2012. Após onze corridas, Sebastian Vettel estava a 42 pontos de Fernando Alonso, líder do campeonato. Na última corrida, o alemão conseguiu assumir a liderança e vencer o terceiro título consecutivo com uma vantagem de apenas três pontos.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
