Pilha de louças? Vencedor do GP da Itália de Fórmula 1 vai levar um troféu inusitado para casa
Segundo seus criadores, a escultura é baseada em construtivismo, filmes de animação, metafísica e arquitetura do absurdo
Automobilismo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A principal patrocinadora do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 causou certo incômodo entre os fãs do esporte ao divulgar, nesta terça-feira (1º), o troféu que vai premiar o vencedor da prova deste domingo (6).
O troféu é uma escultura chamada FRAGILE, feita em pó de nylon com uso de impressão 3D, e simboliza uma pilha de canecas e tigelas empilhadas sobre a base, com o logo da Fórmula 1 e o espaço onde serão inscritas as informações do vencedor da prova.
A responsável pelo troféu, a Pirelli Motorsport, tem um museu, o Pirelli HangarBicocca, e ambos são os responsáveis por escolher os artistas que vão criar o troféu de cada Grande Prêmio da Itália.
Veja Também
O troféu do ano passado, chamado “A Quimera”, juntava na mesma peça os animais mais rápidos da natureza e foi assinado pelo artista Nico Vascellari.
Na edição de 2026, os artistas responsáveis são a dupla Stella Scalla e Simeone Crispino, que há mais de 30 anos trabalham como arte contemporânea usando o nome artístico de Vedovamazzei.
Assim que a Pirelli postou as imagens de divulgação nas redes, entre os primeiros comentários na postagem houve um que disse: “tem um troféu desses na pia da minha casa”.
E era exatamente essa a sensação, de familiaridade, que os artistas queriam provocar. Foi por causa disso que os artistas decidiram representar os principais valores do automobilismo — velocidade, força, equilíbrio e controle — usando objetos cotidianos.
Por mais estranhamento que isso possa causar, era essa mesma a proposta.
O troféu FRAGILE foi produzido em edição limitada de quatro peças. Serão três para os pilotos que subirem ao pódio em Monza no dia 6 de setembro e uma para o representante da equipe vencedora.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp.


















