Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nelson Piquet se pronuncia após chamar Hamilton de 'neguinho'

Em nota, o ex-piloto brasileiro disse que não teve intenção de ofender o britânico, o maior campeão da história da Fórmula 1

Automobilismo|Do R7

Nelson Piquet se pronunciou após chamar Hamilton de 'neguinho'
Nelson Piquet se pronunciou após chamar Hamilton de 'neguinho' Nelson Piquet se pronunciou após chamar Hamilton de 'neguinho'

Nelson Piquet se desculpou nesta quarta-feira (29) após se referir a Lewis Hamilton como "neguinho". Em comunicado enviado à imprensa, o ex-piloto brasileiro disse que não teve intenção de ofender o britânico, mas que o termo usado seria um sinônimo para "cara" ou "pessoa". 

"O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca com intenção de ofender", argumentou Piquet, que ainda disse condenar quem o acusa de ter usado um termo racista.

"Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele", ressaltou.

Veja o comunicado na íntegra

Publicidade

"O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso."

A fala de Nelson Piquet se deu em entrevista em novembro do ano passado, mas voltou à tona nos últimos dias. No caso, é possível ouvir o ex-piloto chamando o heptacampeão de "neguinho" ao comentar um acidente que envolveu o inglês e Max Verstappen durante o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra.

Publicidade

"O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen se desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem", criticou Piquet em entrevista na época. 

Resposta de Hamilton

Publicidade

Nesta terça-feira (28), Hamilton foi às redes sociais para responder à fala de Piquet. Pelo Twitter, o piloto disse que "mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar" na Fórmula 1. 

"É mais do que a linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo durante toda a minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", escreveu o britânico. "Vamos focar em mudar a mentalidade", complementou o piloto.

Corintianos são alvos de racismo pela terceira vez diante do Boca: relembre casos contra brasileiros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.