Herdeiro da Stock Car, amigo de Verstappen e ascensão na F1: conheça Gabriel Bortoleto
Brasileiro conquistou melhor posição da carreira no GP da Hungria e tem evolução constante
Automobilismo|Carol Malheiro*, do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Gabriel Bortoleto é um dos principais destaques da Fórmula 1 nesta temporada, mesmo pilotando a Sauber, considerada a “pior equipe” da categoria no começo do ano. Com os avanços do time, o brasileiro teve uma melhora significativa na pista, alcançando o melhor resultado da carreira no GP da Hungria, no último domingo (3), com a sexta posição.
Após o fim da corrida, o brasileiro foi eleito melhor piloto do dia, terminando na frente de nomes como Lewis Hamilton, o companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, e o ídolo, Max Verstappen. Assim, Bortoleto mostrou mais uma vez o porquê é um dos talentos mais promissores da Fórmula 1.
Mas não é de hoje que o piloto tem demonstrado que merece uma vaga no pináculo do automobilismo. Com uma carreira de sucesso antes da Fórmula 1 e um histórico familiar, Bortoleto seguiu o destino para alcançar uma ascensão rápida até a categoria.
Pai de Bortoleto é CEO da Stock Car
O pai de Gabriel Bortoleto, Lincoln Oliveira da Silva, é um dos principais fomentadores do automobilismo brasileiro. O empresário é CEO da Vicar, empresa que promove a Fórmula 4, acionista do Grupo Veloci, que controla a Stock Car Brasil, fundador da America Net, companhia de telecomunicações conhecida como Vero, e diretor-executivo e coproprietário da Stock Car Pro Series no Brasil.
Lincoln trabalha de forma direta para promover novos projetos para projeção da carreira nacional e internacional de jovens no automobilismo brasileiro. A chegada do próprio filho na principal categoria do esporte é uma prova do investimento de sucesso do empresário.
Irmão mais velho de Bortoleto desistiu de carreira
Gabriel não é o único filho de Lincoln que tem uma carreira no automobilismo, o irmão mais velho do piloto da Sauber, Enzo, já competiu na Fórmula 3 e na Porsche Cup. Mas Enzo Bortoleto desistiu da carreira para que a família pudesse investir em Gabriel, que na época, ainda disputava kart na Europa.
Com os gastos altíssimos, Enzo compreendeu que a melhor coisa seria que a família concentrasse os investimentos em apenas um dos filhos. Atualmente, ele é fundador da equipe KTF Sports e trabalha no setor técnico da Stock Car.
Carreira de sucesso antes da Fórmula 1

Com o histórico familiar, Bortoleto começou no kart aos 7 anos e já se destacou logo de cara com a vitória da categoria mirim do Open Brasileiro. Ele iniciou a carreira internacional com 11 anos. Na primeira temporada na Fórmula 3, o brasileiro venceu a categoria, com apenas 18 anos. E no ano seguinte, também venceu a Fórmula 2 como estreante.
O brasileiro entrou para um grupo seleto de pilotos que venceram as duas categorias como estreantes, alguns deles estão no grid atual: Hamilton, Russell, Leclerc e Piastri, atual líder do campeonato.
Maior salário de estreante em 2025
Com o destaque, Gabriel Bortoleto conquistou uma das últimas vagas na Fórmula 1 para 2025 na Stake F1 Team KICK Sauber, equipe que faz parte do projeto da Audi para 2026.
O piloto recebe o maior salário de um estreante em 2025, junto do italiano Kimi Antonelli, cerca de 2 milhões de dólares (na cotação atual, R$ 11 milhões) por ano.
Bortoleto é subestimado por ser brasileiro?
A chegada de Bortoleto na Fórmula 1 foi rodeada por grande pressão da mídia, o que o levou a ter o potencial questionado. Antes do início da temporada, o brasileiro foi subestimado pelo consultor da Red Bull, Helmut Marko. “Ele é o piloto que leva o carro até a chegada, é bom em termos de estratégia e conservação dos pneus, mas eu não acho que ele tem aquela velocidade pura.”, disse o austríaco em entrevista.

Depois de um começo difícil, o brasileiro começou a ser alvo de críticas, sobretudo, nas redes sociais pela dificuldade em se adaptar ao carro da Fórmula 1. Mas mesmo durante os tempos desfavoráveis, Fernando Alonso, empresário e mentor de Bortoleto, foi e continua sendo um dos grandes apoiadores de Gabriel na categoria.
Após o grande resultado na Hungria, o espanhol elogiou Bortoleto e disse que o brasileiro não está sendo tão celebrado o quanto merecia: “Se fosse inglês ou algo assim e chegasse em sexto com uma Sauber, seria a capa de todos os jornais amanhã. É uma coisa excepcional o que ele faz, eu espero que as pessoas o vejam”.
Max Verstappen é tutor e amigo de Bortoleto
Além de Alonso, outro grande apoiador de Bortoleto nesta primeira temporada é Max Verstappen. O holandês tem uma relação próxima com Gabriel nos bastidores e já afirmou em diversas entrevistas que o considera “um grande amigo”.
Apesar do principal ídolo do brasileiro ser Ayrton Senna, uma das maiores inspirações do brasileiro é o tetracampeão mundial, que tem atuado como um tutor para Gabriel fora das pistas.
Namorada de Bortoleto faz engenharia na Holanda

Gabriel Bortoleto tem outro apoio especial fora das pistas: a namorada Isabella Bernardini. Os dois começaram a namorar quando tinham 16 anos no ensino médio e decidiram seguir rumos de carreira bem diferentes. Enquanto Bortoleto se destaca nas pistas, a jovem de 20 anos decidiu atuar nos bastidores de uma equipe da Fórmula 1.
Isabella é estudante de Ciência da Computação e Engenharia na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.
*Sob supervisão de Camila Juliotti