Hamilton ignora pleito de Massa por título de 2008 da Fórmula 1 e alega 'memória fraca'
Heptacampeão venceu o campeonato da temporada da qual o brasileiro reivindica o reconhecimento; britânico era da McLaren
Automobilismo|Do R7

O britânico Lewis Hamilton se esquivou de comentários sobre o pleito do brasileiro Felipe Massa para ser reconhecido como campeão mundial de Fórmula 1 de 2008. Em Zandvoort para a disputa do Grande Prêmio da Holanda, o piloto da Mercedes disse que não se lembra do que ocorreu naquela temporada, marcada pelo escândalo em que Nelsinho Piquet bateu sua Renault a mando da equipe durante o GP de Singapura para favorecer o companheiro Fernando Alonso.
"Eu tenho uma memória muito ruim, então não tenho muitas lembranças daquele ano [2008]. Eu estou muito focado no aqui e agora, quero ajudar a minha equipe a voltar a brigar por vitórias. Então, não estou muito focado no que aconteceu há 15 anos", afirmou Hamilton nesta quinta-feira.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Hamilton conquistou seu primeiro título mundial em 2008, quando ainda pilotava pela McLaren. A confusão armada em Singapura acabou prejudicando Felipe Massa, que, com aquela vitória, teria superado o britânico e ficado com o troféu.
O processo movido por Massa pede uma indenização à Fórmula 1 e à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), diante de um "prejuízo milionário". Os líderes das entidades já foram informados sobre a abertura do processo, um movimento obrigatório quando a Justiça inglesa é acionada. Stefano Domenicali, CEO da F1 e ex-chefe de Massa na Ferrari, e Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), têm até o fim do mês de agosto para se manifestar.
Relembre o que foi o 'Singapuragate' e entenda o pleito de Massa
O chamado "Singapuragate", um dos casos mais rumorosos da história da F1, aconteceu em setembro de 2008, na 15ª de 18 etapas daquela temporada. Na ocasião, Massa disputava o título com Hamilton. Foi o pole position da corrida e liderava a prova quando Nelsinho Piquet sofreu uma batida, o que mudou os rumos da disputa. Fernando Alonso, da Renault, a mesma equipe de Nelsinho, acabou ficando com a vitória naquele GP.
Um ano depois, Nelson Piquet veio a público para denunciar que seu filho batera de propósito por ordem de Flavio Briatore, então chefe da Renault, para beneficiar o companheiro de equipe, Alonso. O caso foi investigado pela FIA, que puniu os envolvidos. Briatore foi banido da F1, embora a decisão já tenha sido revogada, e o engenheiro Pat Symonds, outro responsável pela ordem para a batida, foi suspenso por cinco anos — atualmente é o diretor técnico da F1.
A polêmica foi revivida no início de março, quando Ecclestone concedeu entrevista ao site F1-Insider, na qual admitia que ele e o então presidente da FIA, Max Mosley, estavam cientes da armação ainda em 2008, após o episódio, antes mesmo da denúncia de Nelson Piquet, feita apenas no ano seguinte.
"Decidimos não fazer nada. Queríamos proteger o esporte e evitar um grande escândalo. Por isso me esforcei para convencer meu ex-piloto Nelson Piquet a manter a calma", disse Ecclestone, em referência ao período em que era chefe de Piquet na já extinta equipe Brabham.
Se a prova tivesse sido anulada, Massa poderia ter se sagrado campeão mundial, uma vez que Hamilton terminou em 3º, enquanto o brasileiro foi apenas o 13º, sem somar pontos, após ter enfrentado um problema nos boxes — o pit stop havia sido motivado pela entrada do safety car na pista após o acidente protagonizado por Nelsinho Piquet.
De rolê com a Shakira a jogo de basquete na China: confira as férias dos pilotos de Fórmula 1
Os pilotos da Fórmula 1 estavam de férias até esta semana, quando voltam às pistas no Grande Prêmio da Holanda. As férias deles foram bem boas! Nas redes sociais, eles publicaram fotos ao lado de amigos e familiares, que desfrutaram de raros momentos c...
Os pilotos da Fórmula 1 estavam de férias até esta semana, quando voltam às pistas no Grande Prêmio da Holanda. As férias deles foram bem boas! Nas redes sociais, eles publicaram fotos ao lado de amigos e familiares, que desfrutaram de raros momentos com os atletas, já que passam boa parte do ano cumprindo o calendário da categoria ao redor do mundo. Confira: