Hamilton conta com matemática e supera ídolo Senna com tetra na F-1
Piloto inglês precisou apenas da 9ª posição no GP do México; Vettel foi 4º
Automobilismo|André Avelar, do R7
Lewis Hamilton desembarcou para o GP do México dizendo que o quarto título de Fórmula 1 não o faria maior que o ídolo Ayrton Senna. Mesmo assim, o piloto da Mercedes contou com a matemática e ficou com a 9ª colocação neste domingo (29), o suficiente para superar o tricampeão em número de conquistas. O vice-líder Sebastian Vettel, que ainda se apegava em remotas chances, chegou na 4ª posição em uma corrida confusa desde a largada.
A corrida foi vencida por Max Vertappen (Red Bull), com Valtteri Bottas (Mercedes) e Kimi Raikkonen (Ferrari) no pódio.
Com o resultado da 18ª etapa do Mundial — ainda restam o GP do Brasil (12/11) e GP de Abu Dhabi (26/11) — Hamilton chegou a 333 pontos e não pode mais ser alcançado por Vettel, com 277.
Hamilton precisaria apenas de um quinto lugar para conquistar o título independentemente da posição do rival. Do outro lado, no entanto, Vettel era pressionado por, na pior das hipóteses, ficar com a segunda colocação. A partir daí, era de se esperar uma largada cautelosa de ambas as partes. Nada disso. O alemão pulou na ponta, mas logo viu Verstappen tomar à frente e, pior, tocou a asa dianteira no adversário logo nas curvas 1 e 2. Ainda na curva 3, deixou o carro escapar e ainda acertou o inglês.
Os dois foram para os boxes prematuramente, caíram para as últimas posições e, se estava ruim para o piloto da Mercedes, pior ainda para o da Ferrari. Ainda que uma corrida de recuperação tenha começado, o caminho era longo demais para brigar pelo título. O que alimentava a quase imortal esperança era o baixo ritmo de Hamilton, que inclusive teve de abrir passagem para os líderes.
No final das contas, tudo não passou de um susto para o tetracampeão mundial. Nem tanto pelo seu desempenho, mas pela dificuldade do rival em chegar nas primeiras colocações. O grande momento para o inglês foi na 69ª de 71 voltas. O piloto arriscou tudo que não precisava para ganhar só a 9ª posição de Fernando Alonso.
Hamilton — campeão em 2008, 2014, 2015 e agora 2017 — talvez nem quisesse se ver comparado a Senna, mas inclusive igualou Alain Prost e o próprio Sebastian Vettel com quatro títulos. O argentino Juan Manuel Fangio tem cinco conquistas, duas a menos que o alemão Michael Schumacher.
Punho erguido
No último 19 de setembro, a Cidade do México reviveu o pior terremoto de sua história. Assim como no mesmo dia em 1985, a capital sofreu com os abalos sísmicos com centenas de mortos e feridos. Por isso, o autódromo Hermanos Rodríguez se levantou e ergueu o punho direito em homenagem às vítimas na 19ª volta da corrida.