Fórmula 1: Verstappen, Norris e Piastri disputam título de maneira inédita em 15 anos
GP de Abu Dhabi, neste domingo (7), vai definir campeão do campeonato de pilotos de 2025
Automobilismo|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri disputam o título mundial da Fórmula 1 de 2025, neste domingo (7). Essa é a primeira vez em 15 anos que mais de dois pilotos chegam à última corrida do ano, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, com chances de conquistar o maior prêmio da temporada.
Em 2010, quatro pilotos chegaram à última etapa com chance de título: o bicampeão Fernando Alonso, que liderava o campeonato pela Ferrari, a dupla da Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel, e Lewis Hamilton, que na época tinha apenas um título mundial com a McLaren.
O resultado foi surpreendente: Vettel conquistou o primeiro título da carreira e se tornou o mais jovem a conseguir esse feito na Fórmula 1. O piloto de 23 anos na época ainda não tinha liderado o campeonato durante a temporada e reverteu uma distância de 15 pontos para superar Fernando Alonso e o próprio companheiro de equipe.
Esse seria a primeira de quatro conquistas consecutivas de Sebastian Vettel.
Verstappen busca virada histórica
Algo semelhante pode acontecer nesse ano com outro piloto da Red Bull. O já tetracampeão do mundo, Max Verstappen, busca o quinto título em uma virada histórica. O holandês reverteu uma distância de 104 pontos para o líder do campeonato para somente 12 pontos em oito corridas.
Com um carro inferior à era dominante da Red Bull, Verstappen ainda não liderou o campeonato em 2025 e chegou a afirmar que estava fora da disputa pelo título. Contudo, o piloto holandês venceu cinco das últimas oito corridas e voltou ao páreo.
Veja Mais
Caso vença o GP de Abu Dhabi, Verstappen ainda precisa torcer para que o líder Lando Norris termine pelo menos na quarta colocação.
O britânico precisa de apenas um pódio para ser campeão mundial, o que pode ser uma tarefa simples devido à superioridade do carro da McLaren, mas uma missão complicada visto o acúmulo de erros dele e da equipe.
Largadas ruins, ‘papaya rules’ e os erros consecutivos da McLaren
A McLaren foi campeã do campeonato de construtores de forma antecipada e com muita sobra no GP de Singapura, a seis corridas do fim da temporada. A equipe britânica está 341 pontos à frente da Mercedes, segunda colocada.
Mas, apesar de não afetar a disputa de construtores, os erros da equipe fizeram com que o mundial de pilotos não estivesse tão seguro assim. Estratégias erradas, erros individuais dos pilotos e incidentes entre eles fizeram com que Verstappen se aproximasse.
Piastri, que era líder do campeonato com ampla vantagem, perdeu o favoritismo após ceder para a pressão. Agora, o australiano precisa vencer em Abu Dhabi e torcer para que o companheiro de equipe, Lando Norris, termine, pelo menos, na sexta posição.
A estratégia mais polêmica da equipe é a chamada “Papayas Rules” que tentam evitar uma desvantagem entre os pilotos e não favorecer nenhum deles, resultando em decisões como as do GP do Catar em que ao não parar nem Piastri, nem Norris no safety car, a equipe acabou prejudicando ambos os pilotos que tinham chance de garantir um duplo pódio.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp



