Automobilismo Fórmula 1 terá corrida curta para determinar grid da prova principal

Fórmula 1 terá corrida curta para determinar grid da prova principal

'Sprint qualifying' acontecerá em três grandes prêmios no atual calendário da principal categoria do automobilismo mundial

Reuters - Esportes
Fórmula 1 testará novo formato de qualificação ainda nesta temporada

Fórmula 1 testará novo formato de qualificação ainda nesta temporada

EFE/EPA/DAVIDE GENNARI

A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (27) que adotará a "corrida classificatória", em três provas da temporada de 2021. A decisão foi aprovada por unanimidade entre as equipes e os eventos ocorrerão em duas provas europeias.

O novo formato terá uma nova sessão de classificação após o primeiro treino livre de sexta-feira para determinar o grid de uma corrida curta no sábado chamada de sprint qualifying.

Os resultados da corrida curta, no qual os pilotos competirão ao longo de 100 quilômetros, determinarão o grid da corrida de domingo, e os três primeiros também receberão três, dois e um pontos, respectivamente.

"Estou feliz que todas as equipes tenham apoiado este plano", disse o presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali, em um comunicado.

"Isto é um testemunho de nossos esforços unidos para continuar envolvendo nossos torcedores de novas maneiras e ao mesmo tempo continuar comprometidos com a herança e a meritocracia de nosso esporte" finalizou o dirigente.

Domenicali havia dito mais cedo que uma das corridas que contará com a novidade será o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, em julho.

O próximo final de semana de corrida é o GP de Portugal entre 30 de abril e 2 de maio.

Defensor do título, Lewis Hamilton, da Mercedes, lidera a classificação de 2021 com 44 pontos em duas provas, um ponto à frente de Max Verstappen, da Red Bull.

Barcelona vence e mantém luta por título; confira rodada europeia

Últimas