Fórmula 1 chega ao Brasil com Bortoleto em alta e disputa acirrada pela liderança
GP de Interlagos promete ser decisivo para o campeonato em meio à previsão de pancadas de chuva
Automobilismo|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Grande Prêmio de São Paulo começa nesta sexta-feira (7) com a expectativa de ser um dos finais de semana mais decisivos para a temporada de 2025. São 33 pontos em disputa com uma sprint no sábado (8), às 11h, e a corrida no domingo (9), às 14h.
Lando Norris, que assumiu a liderança na corrida passada (GP do México), está apenas um ponto à frente do companheiro de equipe, Oscar Piastri, que deseja retomar a primeira posição. Ambos estão em busca do primeiro título da carreira e ainda terão de enfrentar a ameaça do tetracampeão Max Verstappen, que está a 36 pontos do líder.
Bortoleto quer ter estreia mágica no Brasil
Gabriel Bortoleto chega ao Brasil em alta após marcar um ponto no GP do México ao largar da 16ª posição. Em uma corrida de recuperação, o brasileiro ficou mais uma vez na frente do companheiro de Sauber, Nico Hülkenberg, que abandonou.
Após oito anos sem um brasileiro, o GP de Interlagos voltará a ter um representante nacional nas pistas. O último foi Felipe Massa em 2017 durante a temporada de despedida dele da Fórmula 1. Gabriel Bortoleto espera repetir os grandes resultados conquistados ao longo da temporada para estrear bem no Brasil.
Norris e Piastri disputam ponto a ponto
Lando Norris dominou o GP do México de ponta a ponta e tem aproveitado os erros individuais de Oscar Piastri. O australiano chegou a construir uma vantagem de 22 pontos para o companheiro de equipe e 63 pontos para Verstappen. Porém, nas últimas quatro corridas, ele não chegou nem ao pódio.
Leia mais
Incidentes entre Norris e Piastri marcaram as últimas corridas. Em Singapura, os dois colidiram na largada, e o britânico saiu com a vantagem. Já na corrida sprint dos Estados Unidos, os dois bateram e abandonaram a corrida. A McLaren tenta evitar acidentes entre os dois com as chamadas “Papaya Rules”, que impõe punições internas ao piloto que provocar um desses incidentes.
Previsão é de chuva na classificação
Durante este final de semana, a temperatura vai variar entre 13 °C e 28 °C e há previsão de chuva, sobretudo, para o sábado (8), dia da sprint e da classificação para a corrida. A probabilidade é 80% para pancadas de chuva e de trovoadas, com os ventos chegando a 75km/h.
Já para o domingo, a expectativa é de chuva fraca e isolada para São Paulo. Nessas condições, existe um piloto no grid que costuma entregar grandes resultados e encontra uma vantagem sob a tempestade: Max Verstappen.
Verstappen tem boas memórias com o Brasil
No ano passado, Max Verstappen venceu o caótico GP do Brasil, marcado por tempestades, batidas e bandeiras vermelhas. Largando na 17ª colocação, o holandês protagonizou uma das performances mais emblemáticas da história da Fórmula 1 recente para ser o primeiro a ver a bandeirada.
Com uma melhora no desempenho da Red Bull, é esperado que o piloto chegue como um dos favoritos em Interlagos.
Já Lando Norris, que largou na pole no ano passado e terminou em sétimo após perder a primeira posição logo na largada para George Russell, quer reverter o cenário e manter a liderança.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
