Automobilismo Campeão mundial de kart, jovem tem apoio de Alonso e quer seguir no topo do automobilismo

Campeão mundial de kart, jovem tem apoio de Alonso e quer seguir no topo do automobilismo

Matheus Morgatto, de 18 anos, conseguiu quebrar uma marca de 24 anos sem títulos do Brasil na categoria

  • Automobilismo | Isabella Pugliese Vellani*, Do R7

Matheus Morgatto, de 18 anos, quer continuar brilhando no automobilismo internacional

Matheus Morgatto, de 18 anos, quer continuar brilhando no automobilismo internacional

Reprodução/Instagram/ @mmorgatto

No circuito Internazionale Napoli, na cidade de Sarno, na Itália, Matheus Morgatto foi o primeiro dos 25 pilotos a ver a bandeira quadriculada e cruzar a linha de chegada, conquistando o título de campeão Mundial do Kart. Ali, o jovem entrou para a história do automobilismo brasileiro, que não contava com campeões havia 24 anos.

O campeão da categoria OK, a principal do kartismo mundial, se tornou piloto aos 8 anos, em outubro de 2011, quando ganhou o monoposto do pai, que o incentivou a competir. A partir dali, Morgatto, hoje com 18 anos, se tornou um apaixonado pelo kart e, em pouco tempo, começou a colecionar títulos. 

No Brasil, ele venceu a Copa São Paulo Light, foi tricampeão da categoria, conquistou o bicampeonato da Copa São Paulo Granja Viana, ganhou o título de Campeão Brasileiro e campeão da Copa do Brasil, além das vitórias no Top Kart Brasil e no Super Kart Brasil.

Em entrevista ao R7, o campeão contou que a conquista abre portas para novas oportunidades e que, na última volta da prova decisiva, ele já estava tomado pela emoção e a realizou chorando.

"Foi algo que eu estava lutando nos últimos quatro anos, que foi quando eu comecei a andar na Europa, e é algo muito bom para mim", disse.

Morgatto ganhou o primeiro kart quando tinha 8 anos

Morgatto ganhou o primeiro kart quando tinha 8 anos

Reprodução/Instagram/ @mmorgatto

Buscando conquistar novos títulos e evoluir com a carreira, o piloto deixou o país e foi campeão em competições nos Estados Unidos e no Velho Continente, até se consagrar campeão mundial de kart.

O piloto venceu o título pela equipe DPK Racing, que conta com o apoio do bicampeão de Fórmula 1 Fernando Alonso. O espanhol parabenizou o brasileiro pela conquista e costuma conversar com Morgatto, para festejar as vitórias e dar o apoio necessário. O título foi inédito para os dois: como piloto para o brasileiro e como equipe campeã para Alonso.

Quando cruzou a linha de chegada, Morgatto estava sem acreditar em sua própria conquista, que sempre foi um sonho e que ele conseguiu realizar.

"Veio em mente todo o esforço que meus pais fizeram por mim e sou grato de poder retribuir esse esforço e trazer o Mundial para o Brasil", continuou. 

Com o título nas mãos, o piloto foi recebido com festa no aeroporto. Nas redes sociais, foi parabenizado pelo campeão da Fórmula 2, o brasileiro Felipe Drugovich, além de diversos outros pilotos como Tony Kanaan. 

Fernando Alonso é chefe de equipe e ídolo do piloto brasileiro

Fernando Alonso é chefe de equipe e ídolo do piloto brasileiro

Reprodução/Instagram/ @mmorgatto

O brasileiro tem diversos ídolos, como Ayrton Senna, Fernando Alonso, Felipe Massa e Rubens Barrichello, e muitos deles também o parabenizaram pelo Mundial.

"Sem dúvida eles me inspiram bastante a querer ter resultados bons e acelerar!", explicou.

A próxima meta de Morgatto é continuar no topo e continuar vencendo. O jovem piloto reconhece a dificuldade que é o ingresso na Fórmula 1, mantém o sonho 'vivo', mas revela que deseja atuar em outras categorias.

"Eu quero chegar a uma DTM [Deutsche Tourenwagen Masters], que é algo que vai me deixar muito feliz", comentou.

*Estagiária do R7, sob supervisão de André Avelar

Multicampeão no kart e estrela na Europa; conheça Felipe Drugovich, vencedor da F2

Últimas