Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Bortoleto ‘volta para casa’ no GP da Itália e espera bom resultado com evolução da Sauber

Brasileiro se mudou para o país quando ainda tinha 11 anos e correrá em Monza pela 12ª vez

Automobilismo|Carol Malheiro*, do R7

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Gabriel Bortoleto participa do GP da Itália em Monza, sua 12ª corrida na pista.
  • Ele já teve sucesso na pista, vencendo na Fórmula 2 após largar em último.
  • Após um desempenho frustrante na Holanda, Bortoleto busca melhorar o resultado com o carro C45 da Sauber.
  • Histórico mostra que a pole position tem grande chance de vencer, destacando a importância da classificação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Gabriel Bortoleto vai correr em Monza pela 12ª vez na carreira Reprodução/@stakef1team

Gabriel Bortoleto vai correr pela 12ª vez em Monza, na Itália, neste domingo (7). Foi no Templo da Velocidade que o brasileiro teve o melhor desempenho até aqui, quando venceu a prova da Fórmula 2 após largar da última colocação. Um ano depois, ele reencontra a pista pela qual tem um carinho especial com perspectivas positivas.

O brasileiro pontuou em três das últimas cinco corridas na Fórmula 1, alcançando a melhor posição da carreira com um sexto lugar na Hungria. Contudo, o último final de semana foi frustrante para os planos da Sauber. Tanto Gabriel quanto o companheiro de equipe dele, Nico Hülkenberg, terminaram o Grande Prêmio da Holanda fora da zona de pontuação.

Pista da Itália favorece a Sauber

Sauber tem melhorado o desempenho desde atualizações no carro Reprodução/@gabrielbortoleto

Diferente da Holanda, a pista de Monza é marcada por ter longas retas, o que favorece o desempenho do C45, carro da Sauber, para essa temporada. Mais rápido nas retas do que nas curvas, a escuderia suíça pode aproveitar essa característica para conseguir um resultado melhor, principalmente, na classificação, que, na maior parte das vezes, tem decidido a corrida.

Das 15 provas até aqui, nove foram vencidas pelo pole position, e apenas em Miami, um piloto que largou fora do top 3 levou a vitória no final da prova. Na ocasião, Oscar Piastri, líder do campeonato, largou em quarto.


Sempre que pontuou, Bortoleto também se classificou para o Q3, largando entre os dez pilotos mais rápidos. Em Monza, o brasileiro larga da sétima posição e tem tudo para repetir o bom desempenho na corrida.

Bortoleto se mudou para Itália aos 11 anos

A história de Gabriel Bortoleto com a Itália vai além do sucesso nas pistas e começa quando ele ainda tinha 11 anos. O piloto se mudou para Desenzano del Garda, pequena cidade às margens do Lago de Garda, no norte do país italiano, para impulsionar a carreira no kart e começar a competir nos torneios europeus da categoria e nas fórmulas menores.


A mudança para Itália foi importante para ascensão de Gabriel Bortoleto como piloto, mas a separação da família logo cedo não foi fácil. A mãe dele, Andrea Bortoleto, neta de italianos, não foi comunicada sobre a decisão do filho em viver na Europa, a princípio, para evitar uma resistência em um afastamento entre eles.

Gabriel começou no kart paulista aos 7 anos. Na Europa, ele viveu uma evolução de categorias e, em 2020, estreou na Fórmula 4 italiana pela Prema Powerteam, equipe tradicional do país, e conquistou a primeira vitória em monopostos no circuito de Mugello, na Toscana.


*Sob supervisão de Camila Juliotti

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.