Após fraturar os pulsos e o pé, piloto da F1 mostra recuperação em tempo recorde; confira
Apesar das graves lesões, Lance Stroll correu na etapa de estreia da temporada 2023 da Fórmula 1, no GP do Bahrein
Automobilismo|Do R7
Contrariando todas as expectativas, Lance Stroll disputou o Grande Prêmio do Bahrein, na etapa de estreia da temporada de 2023, após ter fraturado os pulsos e um pé. Nesta terça-feira (7), o piloto compartilhou um vídeo nas redes sociais em que mostra a rápida recuperação, para que pudesse disputar no circuito.
Em 18 de fevereiro, o piloto fazia um treino de bicicleta em Barcelona, na Espanha, para a pré-temporada de testes. No entanto, ele sofreu o acidente, e logo a Aston Martin, equipe do canadense, anunciou que ele estaria de fora das pistas. No lugar, o brasileiro Felipe Drugovich entraria em ação.
Segundo a equipe britânica, o atleta passaria todos os dias por uma reavaliação médica, para que retornasse o mais rápido possível ao monoposto. Por mais que a equipe médica de Stroll contasse com o médico cirurgião Javier Mir, conhecido no mundo da motovelocidade e do automobilismo, poucos acreditavam que o canadense estaria no grid tão cedo, já que ele fraturou os dois punhos e teve de ser operado.
Nas redes sociais, Lance mencionou que, além das lesões nos punhos, também fraturou a mão esquerda e o dedão do pé direito. Como o início da temporada da Fórmula 1 estava próximo, o piloto explicou que a própria equipe médica acreditava em um retorno à modalidade n fim de março.
"48 horas após o meu acidente/12 dias antes da primeira corrida, o Dr. Javier Mir operou com sucesso o meu pulso direito. Após a cirurgia, ele me disse que eu estaria de volta para Jeddah [2ª etapa da F1] se trabalhasse arduamente", escreveu Stroll, que também explicou que a pequena possibilidade de correr no Bahrein fez com que ele combinasse diversas terapias para se recuperar o mais rápido possível.
"Inicialmente o progresso foi lento [...] A minha equipe médica criou um programa que me ajudaria a restaurar a mobilidade e a força nos meus pulsos. A reabilitação exigiu trabalho árduo e persistência, mas consegui ultrapassar a dor e voltar aos trilhos no Bahrein com a minha equipe e colegas pilotos", comemorou o canadense.
Leia também
O desempenho do piloto durante o fim de semana no Bahrein foi acima do esperado. Após um susto no fim do segundo treino livre, em que imagens mostravam a dificuldade de Stroll em sair do carro, ele garantiu a oitava colocação para largada de domingo. No dia da corrida, o canadense conquistou o sexto lugar.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no dia 19 de março, na Arábia Saudita. O Circuito de Jeddah, nas ruas árabes, é considerado um dos mais difíceis do calendário da categoria. Atualmente, Lance Stroll é o sexto colocado no Campeonato de Pilotos. A Aston Martin, equipe do piloto, é a segunda colocada do Campeonato de Construtores, com 23 pontos.
Temporada de 2023 da Fórmula 1 tem novo circuito, mudanças no grid e brasileiros no paddock