Esportes Austrália tem jogo adiado e pede sede única nas Eliminatórias da Copa de 2022

Austrália tem jogo adiado e pede sede única nas Eliminatórias da Copa de 2022

A pandemia do novo coronavírus segue causando consequências no futebol pelo mundo. A Federação Australiana de Futebol (FAF, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que a partida da seleção do país contra o Nepal, marcada para o próximo dia 30, pelas Eliminatórias Asiáticas da Copa de 2022, foi adiado para o mês de junho por causa das restrições de viagens.

No mês passado, a Fifa e a Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) haviam anunciado que quase todos os jogos das Eliminatórias foram adiados. As partidas estavam agendadas para março, porém foram agendadas para os meses de maio e junho.

Na lista de adiamentos, agora, há três exceções, envolvendo as seleções de Japão e Arábia Saudita. No dia 25 de março, o time saudita vai receber o Iêmen, em Riad, enquanto que o Tajiquistão enfrentará a Mongólia, em casa. Cinco dias depois, a seleção da Mongólia visitará o Japão.

As Eliminatórias Asiáticas foram paralisadas em novembro de 2019 devido à pandemia da covid-19. A segunda rodada, que conta com 40 times na disputa, ainda não foi finalizada. Cada seleção deve entrar em campo ainda para quatro jogos. O prazo para finalizar esta fase é 15 de junho.

Diante dos adiamentos constantes, a Fifa e a confederação continental, agora com o apoio da Austrália, cogitam a possibilidade de realizar as partidas restantes em apenas um país, para agilizar a agenda e reduzir os riscos de se contaminar pela covid-19 nas constantes viagens de um local para outro.

O mais forte candidato a virar sede destas partidas é a Coreia do Sul, país dos mais bem-sucedidos no combate ao novo coronavírus. A confederação de futebol sul-coreano informou que está em conversas com a entidade continental e com outros países para agilizar este novo formato.

Nesta segunda rodada das Eliminatórias asiáticas, as seleções estão divididas em oito grupos. Os vencedores de cada chave e mais os quatro vice-campeões dos grupos vão avançar à terceira rodada, agendada inicialmente para começar em setembro.

Últimas