Audiência do Campeonato Espanhol na TV sobe 48% na primeira semana da volta

FUTEBOL-CAMPESP-AUDIENCIA:Audiência do Campeonato Espanhol na TV sobe 48% na primeira semana da volta

Por Richard Martin

BARCELONA (Reuters) - Os números de espectadores internacionais do futebol espanhol aumentaram mais de 48% desde que a temporada voltou após interrupção de três meses devido à pandemia de Covid-19, informou nesta quinta-feira a entidade organizadora La Liga.

Citando análise da Nielsen Sports sobre a primeira rodada de jogos desde que a temporada recomeçou em 11 de junho sem torcedores, a La Liga disse que seu maior salto de audiência ocorreu na África, onde teve um aumento de 73% nos espectadores.

A audiência aumentou 72% na Ásia, onde a La Liga mantém um acordo de livre transmissão com o Facebook no subcontinente indiano desde 2018.

Na Europa, o público cresceu mais de 56%, com o maior aumento (130%) vindo da Bélgica, que cancelou sua temporada doméstica devido à pandemia.

Os números dentro da Espanha tiveram um aumento mais modesto de 12%.

A partida mais popular foi a vitória do Real Madrid por 3 x 1 sobre o Eibar, disse um porta-voz da liga, seguida pela goleada do Barcelona por 4 x 0 sobre o Real Mallorca e o triunfo do Sevilha por 2 x 0 sobre o rival Betis (primeiro jogo desde que a temporada recomeçou).

"Sentimos o privilégio de poder entrar em campo novamente e estamos muito felizes por ter a oportunidade de oferecer entretenimento esportivo ao vivo em um momento em que há poucos eventos como esse no mundo", disse o presidente da La Liga, Javier Tebas.

"Esperamos que outras competições em outras regiões também comecem em breve, porque é importante para os torcedores e a indústria."

Oscar Mayo, diretor de marketing e desenvolvimento internacional da liga, acrescentou: "Estamos muito satisfeitos com o crescimento exponencial dos números para o público internacional da La Liga.”

A Espanha é um dos países mais afetados do mundo, com mais de 27 mil mortes devido ao novo coronavírus e 245 mil infecções.

(Reportagem adicional de Martyn Herman)