Aléxia Castilhos derrotou venezuelana e levou o bronze
Reprodução/InstagramA judoca brasileira Aléxia Castilhos, de 24 anos, conquistou neste sábado (10) a medalha de bronze na categoria para atletas até 63 kg dos Jogos Pan-Americanos. Após perder para a jamaicana Ebony Daley na semifinal, ela voltou à repescagem e levou a melhor contra a venezuelana Anriquelis Barrios.
Natural de Porto Alegre (RS), Alexia adiciona a conquista ao quadro de medalhas pessoal que já era composto pele medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano e do Mundial militar, ambas competições disputadas em 2018.
Leia mais: Eduardo Yudy é ouro para o Brasil na categoria até 81 kg do judô
Primeira brasileira a entrar no tatame neste sábado (10), Alexia teve como adversária a veterana Hannah Martin, de 31 anos. Mais veloz do que a adversária, a brasileira tentava se impor na luta e logo conseguiu aplicar um wazari na atleta norte-americana.
Atrás no placar, Hannah passou os dois minutos finais na esperança de projetar as costas da brasileira no tatame. Alexia, no entanto, conseguiu lidar bem com os golpes da adversária, administrar a vantagem e avançar à semifinal.
Em busca da vaga na decisão, Alexia encarou a venezuelana Anriquelis Barrios. A brasileira até conseguiu impedir as investidas da adversária em um primeiro momento, mas acabou tendo um hippon assinalado pela arbitragem.
Após a checagem do golpe, a vitória para a Venezuelana foi confirmada e Alexia seguiu para disputar a repescagem da categoria na tentativa de colocar na bagagem ao menos uma medalha de bronze.
Na luta pelo terceiro lugar, Alexia enfrentou a equatoriana Estefania Garcia e levou a melhor ao aplicar um wazari e apenas administrar a vantagem obtida.
Até 70 Kg
Outra brasileira que entrou no tatame neste sábado (10) foi Ellen Santana, de 21 anos, que deixa a competição sem conquistar medalha.
Ellen entrou na disputa pelos Jogos Pan-Americanos também nas quartas de final para encarar a venezuelana Elvismar Rodriguez, que entrou mais agressiva no tatame e logo aplicou um wazari na brasileira.
Atrás na pontuação e com uma e com duas punições após os quatro minutos de combate, Ellen seguiu na repescagem em busca de subir um degrau no pódio.
No duelo truncado contra a jamaicana Ebony Daley, a judoca brasileira começou com mais apetite e conseguiu forçar uma punição à adversária. Já no fim do confronto, Ellen sofreu um golpe perfeito (hippon) e deixa Lima sem conquistar medalha.
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
Do choro ao passinho: as emoções dos brasileiros em Lima