Ídolos do Arsenal, Henry e Vieira se enfrentam no Campeonato Francês
Franceses, destaques do time que ganhou o Campeonato Inglês de forma invicta há 15 anos, viraram, respectivamente, técnicos de Monaco e Nice
Quinze anos depois de uma campanha histórica no Arsenal, com a conquista do título do Campeonato Inglês de forma invicta, os franceses Patrick Vieira, capitão daquele time, e Thierry Henry, sua principal estrela, irão se reencontrar nesta tarde pelo Campeonato Francês. Em bancos rivais. Henry é treinador do Monaco, que recentemente anunciou Fabregas, e recebe o Nice, dirigido por Vieira. O jogo é válido pela 17ª rodada da competição.
Leia também
Cavani, sobre relação com Neymar e Mbappé: 'Encontramos equilíbrio'
Regras, elencos e seleção brasileira: tudo sobre o Sul-Americano Sub-20
Lateral do Tottenham é preso por agredir a namorada em Londres
Atacante do São Paulo faz gol em homenagem a menina com câncer
Pepe celebra reestreia pelo Porto e recebe elogios do treinador
A dupla conquistou o histórico título pelo Arsenal com um empate contra o Tottenham por 2 a 2 em pleno White Hart Lane, casa do arquirrival londrino.
A façanha foi tão retumbante, que ningúem era campeão invicto no Campeonato Inglês desde o título do Preston North End, na temporada 1888/1889. Após 15 anos, o Arsenal nunca mais conseguiu conquistar o título da atual Premier League.
Juntos no Arsenal, Henry e Vieira conquistaram duas vezes o Campeonato Inglês, duas Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. O meia foi o primeiro a deixar o clube, em 2005, negociado com a Juventus, da Itália. Henry ainda ficou mais duas temporadas no Arsenal, tempo suficiente para ainda atingir a final da Liga dos Campeões de 2006, quando o time do técnico Arsene Wenger acabou derrotado pelo Barcelona.
Pela seleção da França, Henry e Vieira também enriqueceram o currículo com o título da Copa do Mundo de 1998, ao vencer o Brasil na final, com ambos na reserva, e da Eurocopa de 2000, já como titulares. Daquele time, viraram treinadores, além de Vieira e Henry, craques como Zidane e Blanc, entre outros.
Lideranças em campo e capitães do Arsenal em momentos diferentes, Vieira e Henry buscam bisar o mesmo sucesso no banco de reservas. Para esta partida, os técnicos vivem momentos diferentes. Vieira conduz o Nice, oitavo colocado no Francês, mas a só quatro pontos do Lyon, terceiro colocado no torneio.
Henry tem tarefa mais ingrata. O treinador busca tirar o Monaco das últimas posições da competição. O time é o penúltimo colocado do campeonato nacional, três pontos à frente do Guimgamp, último colocado.
#10YearChallenge: a evolução das camisas de 18 clubes do Brasil
" gallery_id="5c3f4546c012adde3400040f" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/idolos-do-arsenal-henry-e-vieira-se-enfrentam-no-campeonato-frances-16012019"]