Brasil perde a primeira e se complica no Mundial de basquete
Seleção Brasileira foi derrotada pela República Tcheca e precisa vencer os Estados Unidos, na próxima segunda-feira, para avançar às quartas
A classificação para as quartas de final da Copa do Mundo FIBA 2019 ficou para a última rodada. O Brasil foi dominado, perdeu para a República Tcheca por 93 a 71, na manhã deste sábado, em Shenzhen, na China, e sofreu a primeira derrota no Mundial de basquete. Tomás Satoransky, Ondrej Balvín e Patrik Auda foram os destaques da partida.
Mesmo com a derrota, a Seleção Brasileira ainda depende de si para avançar às quartas do Mundial. No entanto, para conseguir a classificação à próxima fase, o time comandado por Aleksandar Petrovic terá que vencer os Estados Unidos, atual bicampeão mundial e tricampeão olímpico, na segunda-feira, às 9h30 (de Brasília).
Brasil não se recupera no segundo tempo
Diferentemente dos três jogos da primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil não foi avassalador no terceiro quarto. Petrovic voltou para quadra os jogadores de melhor aproveitamento, com Rafa Luz, Marquinhos, Alex Garcia, Bruno Caboclo e Anderson Varejão, mas não deu certo. Em três minutos, a República Tcheca abriu 20 pontos de frente.
O Brasil chegou a diminuir a diferença para 13 pontos após cestas seguidas de Cabloco e duas de Benite, mas não foi o suficiente. Ainda no terceiro quarto, os tchecos voltaram a colocar a diferença em 19, venceram o período pela parcial de 20 a 14, e foram para os últimos dez minutos com o jogo nas mãos.
Petrovic buscou durante a etapa final explorar os melhores arremessadores do seu elenco. Yago e Didi entraram no jogo, Alex arriscou diversas vezes, mas a bola teimava em não cair. Para piorar a situação brasileira, Satoransky e Balvín ainda ganharam a ajuda de Auda e Bohacik, e a vantagem chegou a ser de 26 pontos. Os tchecos administraram o placar e venceram por 93 a 71.
Destaques do Brasil:
Vitor Benite: 12 pontos
Marcelinho Huertas: 11 pontos e seis assistências
Leandrinho: 11 pontos
Destaques da República Tcheca:
Tomas Satoransky: 20 pontos, sete rebotes e nove assistências
Ondrej Balvín: 15 pontos e 11 rebotes
Patrik Auda: 14 pontos