Programa oferece mais de R$ 2 milhões a quem produzir documentários sobre esporte brasileiro
Projeto tocado pela Petrobras permite inscrições até 6 de fevereiro de 2015
Nove documentários receberão R$ 230 mil cada através de uma iniciativa da Petrobras, que lança agora a quarta edição do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, dentro do programa Petrobras Esporte & Cidadania.
A seleção pública é aberta a qualquer produtora de vídeo do Brasil inscrita na Agência Nacional do Cinema (Ancine), e vai contemplar produções de 26 minutos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site do projeto até 6 de fevereiro do ano que vem.
A ideia é que os contemplados contribuam para formar uma memória audiovisual da história do Brasil nas Olimpíadas.
Os inscritos passarão por duas etapas de seleção. Na primeira, serão analisadas as propostas conforme a relevância e a aderência ao edital.
Na segunda fase, os classificados disputarão entre si frente a uma banca de profissionais, que, por fim, definirá os nove finalistas.
Desde a primeira edição, em 2011, já foram realizados 31 filmes — 29 curtas (26 minutos) e dois médias (52 minutos), dirigidos por nomes como Cacá Diegues, Silvio Tendler e Laís Bodansky, entre outros.
O projeto, cuja continuidade está assegurada até a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, pretende chegar à edição brasileira dos Jogos Olímpicos com mais de 50 títulos.