Nos dois clássicos do domingo do Calcio, só dois empates mornos
Na capital, o Napoli ficou no 0 X 0 com a Roma, desperdiçou a chance do nono triunfo seguido, mas manteve a liderança, agora ao lado do Milan, 25 pontos. Inter e Juve empacaram no 1 X 1.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Muito mais do que os jogadores, foram os treinadores os principais protagonistas dos temas da Mídia, na Itália, às vésperas dos dois grandes clássicos deste domingo, o dia 24 de Setembro, pelo “Nazionale” da Velha Bota. Depois de soçobrar na Noruega, placar absurdo de Bodo/Glimt 6 X 1, José Mourinho humilhou os reservas que escalou no time da Roma ao afirmar que não têm a mesma qualidade dos titulares. Seu adversário no comando do líder Napoli, Luciano Spalletti, em duas ocasiões o “mister” da Roma no passado, 2005-2009 e 2016-2017, desafiou os “tifosi” rubro-amarelos a vaiá-lo no Olimpico: “Eu me consolarei ao relembrar das tantas vezes em que me aplaudiram”. Não, não ocorreria bem isso...

Simone Inzaghi, da Internazionale, não hesitou em atiçar as normas do “Fair Play”. Na rodada anterior, a oitava do Campeonato, com DiMartino caído no campo, lesionado, os atletas da Lazio, a sua ex-equipe, ignoraram as normas do cavalheirismo, prosseguiram no lance e ainda fizeram o gol da vitória. “Pois de agora em diante”, ele ameaçou, “não mais seremos gentis com ninguém”. E Massimiliano Allegri, da Juventus, se tornou notícia além do Calcio. De vida pessoal razoavelmente conturbada, no passado ficou marcado por abandonar uma noiva a horas do casamento. Três esposas após, desde 2017 vivia um relacionamento aparentemente tranqüilo com a atriz Ambra Angiolini. O amor se acabou bruscamente quando ele a abandonou, uma semana atrás, sem sequer se despedir.
Poderiam tantas confusões comprometer a qualidade dos clássicos desta “domenica”? Eis as sínteses da jornada, a nona da temporada de 2021/2022.

ROMA 0 X 0 NAPOLI
Roma, Stadio Olimpico
Árbitro: Dàvide Massa
De fato, mais do que torcer pelos seus rapazes, os radicais da Roma se empenharam em agraciar Luciano Spalletti com assobios e com cartazes mal-educados. Houve até a infâmia: “Vesúvio, lave esses caras com fogo”, sugestão canalha ao vulcão que se localiza junto à Terra da Pizza. No gramado, apenas uma peleja truncadíssima, em que o Napoli teve duas chances com Osimhen, uma bola na trave e um gol corretamente anulado, impedimento, e Abraham, da Roma, desperdiçou o 1 X 0, cara a cara com o arqueiro Ospina, ao chutar ridiculamente para fora. No resumo, o “Burro” continua invicto e líder mas se interrompeu a sua série de triunfos em seguida. E Spalletti, longe de se confortar com memórias alegres, irritadíssimo acabou expulso por Dàvide Massa. Mourinho, idem, num dos seus lampejos típicos em que protesta até contra os seus cabelos cada vez mais grisalhos.

INTER 1 X 1 JUVENTUS
Milão, Stadio Giuseppe Meazza
Árbitro: Maurizio Mariani
Gols: Dzeko X Dybala/pen
Parecia melhor a “Senhora” até que, aos 14’, num choque com Darmian, o ala-armador Bernardeschi se lesionou no ombro esquerdo e, com um jogador mais, a “Biscione”, a serpente mitológica de Milão, se locupletou e inaugurou o resultado. Aconteceu aos 17’ quando Calhanoglu bateu de fora da área, a pelota se desviou em Locatelli e atingiu o ângulo da trave da meta de Szczesny. Bem mais esperto do que qualquer alvinegro, Dzeko desfrutou, Inter 1 X 0. No minuto seguinte, Bentancur substituiu Bernardeschi e a Juve perdeu o pouco, na verdade o mínimo dos mínimos, da criatividade que ostentava.

Não se trata de lamentar a ausência de Cristiano Ronaldo, que não volta mais, ou do convalescente Paulo Dybala. De fato é crônico o problema do meio-de-campo da Juve. E Allegri tentou solucioná-lo aos 63’, quando perpetrou duas duas substituições. Chiesa e Dybala, este ainda fora de forma, nos lugares de Kulusevski e Cuadrado. Outro recém-recuperado de lesão, o brasileiro Arthur, aos 82 entrou no lugar do irregular Locatelli. E, praticamente no desespero, Allegri colocou o avante Kaio Jorge, um ex-Santos, no posto de McKennie. Para o azar da Inter, aos 88, Dumfries cometeu um penal idiota em Alex Sandro, infração que o árbitro Mariani necessitou do VAR antes de registrar. Inzaghi se enfureceu e acabou excluído por Mariani. E Dybala converteu, com a frieza de praxe. Resultado ruim para as duas agremiações, cada vez mais distantes do Napoli, do Milan, e do “scudetto”.
ATALANTA 1 X 1 UDINESE
Bérgamo, Gewiss Stadium
Árbitro: Livio Marinelli
Gols: Malinovskyi X Beto
FIORENTINA 3 X 0 CAGLIARI
Florença, Stadio Artemio Franchi
Árbitro: Antonio Rapuano
Gols: Biraghi/pen, González,Vlahovic

VERONA 4 X 1 LAZIO
Verona, Stadio Marcantonio Bentegodi
Árbitro: Marco Piccinini
Gols: Simeone/4 X Immobile
Realizados na sexta-feira, dia 22 de Outubro
TORINO 3 X 2 GENOA
Gols: Sanabria, Pobega, Brekalo X Destro, Caicedo
SAMPDORIA 2 X 1 SPEZIA
Gols: Gyasi/con, Candreva X Verde

Realizados no sábado, dia 23 de Outubro
SALERNITANA 2 X 4 EMPOLI
Gols: Ranieri, Ismajli/con X Pinamonti/2/1pen, Cutrone, Strandberg/con
SASSUOLO 3 X 1 VENEZIA
Gols: Berardi, Henry/con, Frattesi X Okereke
BOLOGNA 2 X 4 MILAN
Gols: Ibrahimovic/con, Barrow X Rafael Leão, Calabria, Bennacer, Ibrahimovic

Inaugurada em 21 de Agosto e com seu desfecho previsto para o dia 22 de Maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos e em turno e returno, até agora exibiu 90 partidas e 290 gols, ótima média, 3,22. O artilheiro: Immobile, da Lazio, 8 tentos. Dzeko, da Inter, tem 7. Com 6: Destro, do Genoa; João Pedro, do Cagliari; Simeone, do Verona.
25pg, 1º: NAPOLI – 9j/8v-1e-0d (19gp/3gc)
25pg, 2º: MILAN – 9j/8v-1e-0d (22gp/9gc)
18pg, 3ª: INTER – 9j/5v-3e-1d (24gp/12gc)
16pg, 4º: ROMA – 9j/5v-1e-3d (16gp/9gc)
15pg, 5º: ATALANTA – 9j/4v-3e-2d (15gp/11gc)
15pg, 6º: JUVENTUS – 9j/4v-3e-2d (13gp/11gc)
15pg, 7º: FIORENTINA – 9j/5v-0e-4d (13gp/12gc)
14pg, 8º: LAZIO – 9j/4v-2e-3d (19gp/17gc)
12pg, 9º: BOLOGNA – 9j/3v-3e-3d (15gp/19gc)
12pg, 10º: EMPOLI – 9/4v-0e-5d (14gp/18gc)
11pg, 11º: VERONA – 9j/3v-2e-4d (21gp/18gc)
11pg, 12º: TORINO – 9j/3v-2e-4d (12gp/10gc)
11pg, 13º: SASSUOLO – 9j/3v-2e-4d (12gp/12gc)
10pg, 14º: UDINESE – 9j/2v-4e-3d (11gp/13gc)
9pg, 15º: SAMPDORIA – 9/2v-3e-4d (13gp/17gc)
8pg, 16º: VENEZIA – 9j/2v-2e-5d (7gp/15gc)
7pg, 17º: SPEZIA – 9j/2v-1e-6d (11gp/22gc)
6pg, 18º: CAGLIARI – 8j/1v-3e-4d (11gp/17gc)
6pg, 19º: GENOA – 9j/1v-3e-5d (14gp/21gc)
4pg, 20º: SALERNITANA – 9j/1v-1e-7d (8gp/21gc)

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!