Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Abel assume. 'A Seleção Brasileira fez mal ao Danilo.' Jogador perdeu confiança. Ficou violento. E foi desvalorizado

O treinador português tem a coragem de assumir o que todos no Palmeiras pensam. Convocação de Danilo por Tite, sem utilizá-lo um minuto, apenas prejudicou. Sabotou o melhor momento do volante de 21 anos

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Danilo viajou até o outro lado do mundo. Para não jogar. Perdeu confiança e acabou desvalorizado
Danilo viajou até o outro lado do mundo. Para não jogar. Perdeu confiança e acabou desvalorizado Danilo viajou até o outro lado do mundo. Para não jogar. Perdeu confiança e acabou desvalorizado

São Paulo, Brasil

Abel Ferreira é o retrato da importância do intercâmbio.

Um treinador de alto nível e com coragem de dizer o que enxerga.

Tem autonomia, respaldo.

Publicidade

Conseguiu com os títulos, vitórias, formação de grandes times.

E ele resumiu o que acontece com Danilo.

Publicidade

"Fez muito mal a ele ter ido à Seleção."

"Eu lembro de na altura ter uma conversa internamente com o clube e expressei minha opinião sobre a ida dele, mas não sou eu que mando."

Publicidade

Desde que o jogador foi chamado por Tite, para os amistosos contra Japão e Coreia do Sul, quando ficou o tempo todo no banco e não entrou nem um minuto ao menos, o volante voltou outro. Muito pior. Mais faltoso. Preocupado em "matar" os contragolpes adversários com pontapés.

Ele prejudicou muito o Palmeiras, ao ser expulso contra o Atlético Mineiro, de forma infantil, ao dar uma entrada violenta em Zaracho, ainda no meio-campo. Ficou suspenso dos dois jogos contra o Athletico Paranaense, na semifinal da Libertadores. Partidas que custaram a eliminação da final da Libertadores.

E ontem deu um pisão no tornozelo de Soteldo no clássico contra o Santos. E foi expulso com toda a justiça. Não jogará contra o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte. Além de ter grande chance de receber outra suspensão, pela deslealdade no lance.

Abel Ferreira já passou o mesmo com Gabriel Menino, depois de algumas convocações para a seleção brasileira, o jogador não foi o mesmo. Primeiro, ficou deslumbrado. Não treinava com o mesmo empenho, como confessou. Deixou de jogar bem. Foi esquecido por Tite. E não disfarçou a frustração. Hoje é um mero reserva no Palmeiras.

Além de não entrar um minuto, Danilo jamais foi chamado novamente para a seleção.

O que Abel deixou claro é que conversou com a cúpula do Palmeiras. Ele é treinador e tinha um jogador no auge. O melhor meio-campista no futebol brasileiro. Mas Tite já tem seu grupo formado e não havia a mínima chance de Danilo se impor. Ir para a Copa.

Expulsão agressiva, inexplicável, no meio-campo. Em plena quarta de final da Libertadores
Expulsão agressiva, inexplicável, no meio-campo. Em plena quarta de final da Libertadores Expulsão agressiva, inexplicável, no meio-campo. Em plena quarta de final da Libertadores

O questionamento de Abel era que o risco seria muito grande de a ida de Danilo até o Oriente, para ficar na reserva e apenas assistir aos jogos contra o Japão e a Coreia do Sul, não acrescentar nada ao atleta. Pelo contrário. Só o desanimaria. Tiraria sua confiança. Atrapalharia o foco.

E foi o que aconteceu.

Ele tem apenas 21 anos.

O português resumiu a visão de um estrangeiro que enxerga o desperdício, o caos na relação entre seleção e clubes brasileiros.

Abel teve de lidar com Tite virando as costas para Dudu e Raphael Veiga, ambos em fases excelentes. Sendo desprezados sem explicação.

E Weverton, que não importa estar melhor que Alisson e Ederson, sempre foi tratado como terceiro goleiro do Brasil.

"Sei perfeitamente que os jogadores com 16, 17, 18, 25, 30 anos precisam que nós acreditemos neles. Como é o Lopez, o Rony... temos que ajudar e perceber que esses jogadores trabalham muito e que é normal, em qualquer jogador, passar por fases boas e más. Sobre o Danilo: fez muito mal a ele ter ido à seleção."

O treinador sabe que Danilo voltou da seleção principal com a convicção de que Tite não acreditava no seu futebol. Diante das críticas em junho pelo jogador não ter entrado um minuto sequer nos dois amistosos, por coincidência ou não, vazou a "informação" que ele teria se mostrado tímido nos treinamentos. Jornalistas com fontes na CBF que descreveram a situação.

Para ir treinar no Japão, o volante desfalcou o Palmeiras contra o Atlético Mineiro e Santos pelo Brasileiro.

Não há justificativa para outra expulsão por entrada violenta. A segunda, em 40 dias
Não há justificativa para outra expulsão por entrada violenta. A segunda, em 40 dias Não há justificativa para outra expulsão por entrada violenta. A segunda, em 40 dias

Danilo se recusou a falar com os repórteres ontem, depois de mais uma expulsão infantil, desnecessária.

Abel tocou no ponto ao enfatizar o mal que as duas convocações fizeram para o jogador. Ele sabe que, além do prejuízo técnico, há o financeiro. Ser chamado e abandonado, nunca mais voltar a ser lembrado pela seleção, só o desvalorizou no mercado internacional.

O trabalho de Abel é agora tentar recuperar Danilo.

Como fez com Gabriel Menino.

Além de consolar os esquecidos Dudu e Raphael Veiga.

Danilo era outro jogador até ser convocado por Tite. Era o melhor volante do país
Danilo era outro jogador até ser convocado por Tite. Era o melhor volante do país Danilo era outro jogador até ser convocado por Tite. Era o melhor volante do país

A seleção brasileira de Tite não fez mal apenas a Danilo.

Fez mal para o Palmeiras...

Flamengo supera clube da Premier League em folha salarial; confira lista com valores

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.