Fernando Reis é pego no doping e não embarca para Tóquio 2020
Levantador de peso brasileiro está suspenso provisoriamente pelo Controle de Dopagem; COB confirmou exclusão do atleta
Olimpíadas|André Avelar, do R7, em Tóquio, no Japão

Esperança de uma medalha inédita para o Brasil, Fernando Reis foi pego no exame antidoping e está suspenso provisoriamente dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O atleta, que compete na categoria acima dos 109kg do levantamento de peso, testou positivo para hormônio do crescimento em exame realizado em 11 de junho.
Segundo comunicado da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, o atleta ainda pode recorrer do resultado. A contraprova e o caso ainda serão julgados posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. O COB (Comitê Olímpico do Brasil) confirmou que foi notificado pela ABCD (Agência Brasileira de Controle de Dopagem).
"O Comitê Olímpico do Brasil reforça seu compromisso com o Esporte Limpo, mantendo diversas iniciativas educacionais para o combate ao doping. Todos os atletas da delegação brasileira em Tóquio fizeram, obrigatoriamente, o curso de enfrentamento do doping oferecido pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês)", escreveu o comitê em nota oficial.
Medalhista de bronze no Mundial da categoria em 2018 e atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, Fernando Reis já foi suspenso uma vez por doping. Em 2011, o brasileiro foi flagrado em exame no Campeonato Nacional Universitário, em Shrevport, nos Estados Unidos.
Leia também
Confira nota oficial da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) comunicou, em despacho, nesta sexta-feira (16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata. O atleta viajaria na próxima semana para o Japão, para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Fernando foi suspenso em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas.
O atleta pode solicitar a abertura da contraprova e a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não há data definida para o julgamento da questão.
A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) seguem as orientações da ABCD e utilizam o Protocolo Jogo Limpo, para maior confiabilidade dos resultados de suas competições.
Gafe e caricatura em cartaz: por que Bach virou alvo de protestos
Diante dos casos do maior número de casos de covid-19 nos últimos seis meses, seria até natural que uma parte da população japonesa fosse contra os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Mas o que chamou a atenção nesta sexta-feira (16), em Hiroshima, foi a pers...
Diante dos casos do maior número de casos de covid-19 nos últimos seis meses, seria até natural que uma parte da população japonesa fosse contra os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Mas o que chamou a atenção nesta sexta-feira (16), em Hiroshima, foi a personificação das manifestações contra Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional)