Santiago será sede dos Jogos Pan-Americanos de 2023
Decisão foi unânime entre 41 países da Assembléia Geral da Odepa
Mais Esportes|Talyta Vespa, do R7

Graças à decisão unânime dos 41 países que compõem a Assembléia Geral da Odepa, a cidade de Santiago, no Chile, será a sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2023. A decisão foi tomada neste sábado (4), em Praga.
EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
O primeiro a confirmar a notícia para o esporte chileno foi o prefeito de Santiago, Claudio Orrego, que publicou a informação em sua conta pessoal do Twitter: "Chile sede dos Jogos Pan-Americanos 2023. Que grande alegria! Há muito trabalho à frente. O Chile e seus atletas merecem".
Quem não faz parte da delegação, mas também comemorou a decisão foi a presidente Michelle Bachelet, que publicou: "A cidade de Santiago foi escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos em 2023. Que boa notícia para começar o sábado! "
Santiago tem a base de uma infraestrutura esportiva construída para os Jogos da América do Sul de 2014, apesar de precisar de obras adicionais e uma Vila Olímpica, que deverá ser construída na íntegra. De acordo com os cálculos preliminares, os Jogos exigirão cerca de 500 milhões de dólares de investimento, dos quais 200 milhões serão para a Vila Olímpica, que será construída onde ficava localizado o antigo aeroporto de Cerrillos.
A idéia é que esse investimento seja assumido pelo setor privado, que pode então vender as instalações como residências e estabelecimentos comerciais, como aconteceu em outros países onde ocorreram eventos dessa magnitude.
O nadador se tornou o atleta com maior número de medalhas conquistadas na história dos Jogos. Somando todas as participações de Thiago em Pan-Americanos, ele conquistou vinte e três medalhas
O nadador se tornou o atleta com maior número de medalhas conquistadas na história dos Jogos. Somando todas as participações de Thiago em Pan-Americanos, ele conquistou vinte e três medalhas