Com a chegada em massa de técnicos estrangeiros no Brasil, os técnicos brasileiros perderam espaço e foram obrigados a procurarem outros mercados ou treinarem equipes de menor expressão. Veja técnicos nascidos no Brasil mas que treinam equipes ao redor do mundo
Nelsinho Baptista (71 anos) - Clube atual: Kashiwa Reysol (Japão)
Treinando no futebol japonês desde 2019, Nelsinho acumula passagens por Sport e Corinthians no Brasil, mas a sua carreira como técnico foi focada no Japão, já treinando diversas equipes do país asiático.
Odair Hellman (45 anos) - Clube atual: Al-Wasl (Emirados Árabes)
Após ser efetivado no Internacional em 2017 e passar também pelo Fluminense, Odair foi convencido a treinar no futebol dos Emirados Árabes Unidos, comandando o Al-Wasl.
André Jardine (42 anos) - Clube atual: San Luis (México)
Treinador de base no Brasil e que foi promovido pelo São Paulo para treinar a equipe principal, Jardine foi campeão olímpico com o Brasil na Olimpíada de Tóquio e atualmente está no Atlético San Luis, do México.
Tuca Ferretti (68 anos) - Clube atual: FC Juárez (México)
Treinador lendário do futebol mexicano por comandar o Tigres por 11 anos, Tuca nunca saiu do México para treinar outra equipe e hoje está no comando do FC Juárez.
Antônio Carlos Zago (52 anos) - Clube atual: Bolívar (Bolívia)
Atualmente no Bolívar e com um bom início na equipe, Antônio Carlos Zago treinou antes no futebol japonês. No Brasil, o treinador passou por Internacional, Fortaleza e Bragantino.
Argel Fucks (47 anos) - Clube atual: Alverca (Portugal)
Experiente técnico brasileiro, já passou por diversos clubes do cenário nacional, treinando grandes e pequenos clubes. Recebeu a primeira oportunidade de treinar fora do país ao comandar o Alverca em Portugal.
Dyego Coelho (38 anos) - Clube atual: Portimonense Sub-23 (Portugal)
Desde 2015 treinando a base do Corinthians e recebendo uma oportunidade maior em 2020, Coelho não correspondeu e logo foi demitido do cargo. Reconhecido pelo seu trabalho com os jovens, foi chamado pela Portimonense para trabalhar com o time Sub-23.
Júlio Baptista (40 anos) - Clube atual: Real Valladolid B (Espanha)
Após uma grande carreira como atacante dentro dos gramados, foi chamado por Ronaldo Fenômeno para trabalhar com o time B do Real Valladolid, iniciando assim a sua carreira de técnico já longe do Brasil.
Alexandre Gama (68 anos) - Clube atual: Daegu FC (Coréia do Sul)
Treinador que comandou o Madureira e logo se mudou para o futebol do Oriente, já comandou as seleções de base da Tailândia até chegar na Coréia do Sul e treinar o Daegu.
Péricles Chamusca (56 anos) - Clube atual: Al-Shabab (Arábia Saudita)
Com passagens por Portuguesa e Coritiba, além de outras equipes brasileiras, Péricles foi trabalhar no futebol asiático e já passou por grandes equipes do Oriente Médio até chegar no Al-Shabab.