Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fragilidade do desnorteado Flamengo de Renato atinge o ápice

Técnico se apoiou nos erros de arbitragem e garantiu que o time iria melhorar até a final da Libertadores, contra o Palmeiras

Futebol|

Renato Gaúcho decepciona novamente após empate contra a Chapecoense
Renato Gaúcho decepciona novamente após empate contra a Chapecoense Renato Gaúcho decepciona novamente após empate contra a Chapecoense

Apenas 18 dias separam o Flamengo da final da Libertadores. E é evidente que há um declínio técnico, que passa pelo trabalho insuficiente de Renato Gaúcho. O frustrante empate com a Chapecoense, na última segunda-feira (8), emperrou o time na briga pelo título do Brasileiro e escancarou a ausência de um padrão tático.

E que se sublinhe: comportamentos cognitivos no aspecto coletivo, com e sem a bola, não dependem dos jogadores mais qualificados para serem executados.

Apesar dos dez desfalques de ontem, nada justifica um time, desmantelado mas com Everton Ribeiro, Gabi, Bruno Henrique e Michael na frente, criar poucas alternativas contra um rival frágil e com um jogador a menos em boa parte do segundo tempo. E o pior: ceder espaços em profusão nesse cenário.

Já são 31 jogos de Renato no comando do Fla. Na quarta (10), o técnico completa quatro meses de casa, e a sua equipe não tem identidade: nem é impositiva, com forte marcação e pressão no ataque, nem é talhada para o contragolpe, com linhas mais baixas e uma defesa consistente.

Publicidade

Contra a Chape, um desorganizado Flamengo fez 30 cruzamentos, oito a mais em relação à sua média no Brasileiro. A equipe foi um deserto de ideias nas tramas próximas à área, algo tão gritante que suplantou os graves erros de arbitragem. Além disso, o Verdão do Oeste encontrou pouca resistência (desde o início) e finalizou 14 vezes — a sua média na competição é de dez por jogo.

Matheuzinho, Michael... Flamengo de Renato segue refém de iniciativas individuais para marcar
Matheuzinho, Michael... Flamengo de Renato segue refém de iniciativas individuais para marcar Matheuzinho, Michael... Flamengo de Renato segue refém de iniciativas individuais para marcar

Tais números recortados refletem uma fatia de um todo alarmante. Por mais que a preocupação seja cada vez mais a final do dia 27, será essencial que Renato, seja com peça A ou B, defina para ontem um modelo vislumbrando o embate com o Palmeiras. Ouvir lideranças do elenco pode colaborar.

Publicidade

Em entrevista coletiva, Renato assegurou que o time estará 100% nos quesitos físico e técnico. Mas o tático foi escanteado, assim como tem sido em campo — ontem mesmo terminou o jogo com cinco atacantes de ofício num time desnorteado e apostando na aleatoriedade.

— Estamos devendo bastante e vamos melhorar. Pode ter certeza que, para o dia 27, será um jogo atípico. Vai ser um Flamengo totalmente diferente. São várias cabeças inteligentes que pensam aqui dentro, mas o torcedor pode ficar tranquilo que a equipe vai estar 100% na parte física e técnica para a decisão.

Publicidade

Agora, o Flamengo terá o Bahia nesta quinta-feira, no Maracanã, às 19h, pela 31ª rodada. O time de Renato está como terceiro colocado, com 54 pontos — 11 a menos em relação ao Atlético-MG, líder e com um jogo a mais na tabela.

Rivalidade à prova: Relembre últimos campeões do Paulistão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.