Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Timão se prepara para maratona de quatro jogos em sete dias

Diretoria pediu à FPF mais inscritos no Paulistão, mas caso será analisado para 2016

Corinthians|Do R7

Fábio Mahseredjian orienta os jogadores no CT do Corinthians
Fábio Mahseredjian orienta os jogadores no CT do Corinthians

Ainda inconformado com o limite de 28 jogadores inscritos no Campeonato Paulista, o Corinthians fez um pedido formal à FPF (Federação Paulista de Futebol) para que o número de atletas seja aumentado com, pelo menos alguns jogadores das categorias de base. Quem revelou foi o preparador físico alvinegro, Fábio Mahseredjian.

— Nós, da comissão técnica, conversamos com a direção, e direção pleiteou na FPF um aumento de inscritos, de três a cinco atletas sub-20. Eles receberam bem a ideia, mas disseram que para o decorrer do campeonato é impossível. Para o ano que vem, vão estudar com muito carinho. A limitação de 25 atletas de linha é muito ruim, porque os clubes grandes estão em mais de uma competição e ficam prejudicados. O ideal era ter 30 atletas de linha. Infelizmente, essa é a condição atual, então temos de saber trabalhar nessas condições, não adianta reclamar do regulamento agora.

A questão física está mais do que nunca em pauta no Corinthians porque a equipe terá quatro jogos pelo Paulistão em um intervalo de uma semana.

O Timão enfrenta o Capivariano neste domingo (22), em Capivari, depois terá duelos contra Portuguesa, na terça-feira (24), e Penapolense, na quinta (26), ambos na Arena Corinthians, e depois o duelo contra o Bragantino, domingo (29), em Bragança Paulista.


Vale lembrar que, além de Elias, que estará com a seleção brasileira, Tite não poderá contar com Fábio Santos e Mendoza, lesionados, e Lodeiro, que está inscrito no Paulistão, mas foi vendido ao Boca Juniors. Portanto, serão apenas 21 jogadores de linha à disposição para este período.

A ideia da comissão é escalar uma mesma equipe no domingo (Capivariano), quinta (Penapolense) e quarta-feira seguinte (Danubio, pela Libertadores) e outra na terça (Portuguesa) e no domingo (Bragantino). Como há a limitação de inscritos, alguns jogadores poderão fazer “dobradinha” ou terão que ficar, pelo menos, no banco de reservas.


— Nós conversamos semana passada e hoje [quinta] novamente sobre isso. Tite vai escalar uma equipe para domingo. A tendência é que isso [trocar toda equipe] depois ocorra, pois a quantidade de jogadores é pequena. Esse é o pensamento mais lógico para querer ganhar as quatro partidas. Mas temos de esperar jogo após jogo, porque imprevistos ocorrem. Vamos jogar domingo. Se não houver ninguém recuperado, tira o time todo, entra outra equipe na terça. Se houver alguém bem, pode jogar também. Vai ser uma decisão física e técnica, uma junção dos dois fatores, além do clínico, já que pode ter trauma na partida. Imprevistos desmoronam qualquer programação prévia. Por isso, vamos esperar o primeiro jogo, para aí decidir o segundo, o terceiro e assim por diante - explicou Mahseredjian, que integrará a comissão técnica da Seleção Brasileira nos amistosos contra França e Chile, nos dias 26 e 29, e também será "desfalque" na próxima semana.

'Culpa' da Libertadores


Apesar das críticas ao calendário apertado, o preparador físico Fábio Mahseredjian destacou como ponto positivo os 30 dias de pré-temporada e ressaltou que essa maratona de jogos é “culpa” da primeira fase da Libertadores. Por conta da disputa dos duelos contra o Once Caldas (COL), pela primeira fase do torneio, o duelo contra Portuguesa foi remarcado para a próxima terça (24) e, assim, causou a exagerada sequência de jogos.

— Nesse ano tivemos uma melhora, tivemos uma pré-temporada de praticamente um mês. Só que o time que participou da pré-Libertadores, que foi nosso caso, teve que encavalar essa semana com três jogos. Nós provocamos isso. Mas, eu prefiro ter provocado isso do que ficar fora da Libertadores (risos). Esse é o cenário que nós temos, então vamos trabalhar em cima dele.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.